Qual é o impacto ambiental do linho e do algodão?

Presta cada vez mais atenção ao que come, favorecendo os produtores locais, esforça-se por reduzir os seus resíduos. Em suma, tem uma atitude eco-responsável. E quanto aos tecidos? Para a sua roupa de casa ou vestuário, que material utiliza? Algodão ou linho? O linho é confortável, especialmente no Verão, mas também tem outras vantagens, especialmente para o planeta. Conhece o impacto ambiental do linho em comparação com o algodão?

Foco na produção de linho vs. algodão

80% da produção mundial de linho é realizada na Europa. O principal produtor não é outro senão a França, principalmente na Normandia e Hauts de France. O cultivo do linho requer pouca água e cinco vezes menos fertilizante do que o algodão. Não são necessários pesticidas ou solventes para o linho, ao contrário do algodão. O linho precisa de um clima temperado e húmido para crescer. Um bom equilíbrio entre o sol e a água (chuva) são condições ideais para o seu cultivo. Extrai os seus recursos naturalmente do solo. O linho é aquilo a que chamamos " amigo do ambiente". Porque é que é assim? Porque com o linho, nada se perde. A planta inteira é utilizada: a fibra, as sementes, a palha, a madeira e o pó. Portanto, não produz desperdícios. Embora o linho seja utilizado principalmente na indústria têxtil, é também utilizado no sector alimentar. A semente de linho é consumida pelo seu elevado teor de ómega 3. O óleo também é produzido a partir das sementes. O linho é uma área interessante de investigação para o isolamento ecológico das casas ou para a fabricação de carros mais leves. Quem teria pensado nisso! Vamos analisar mais de perto o impacto ambiental do linho versus algodão.

O impacto ambiental do linho versus algodão | O duelo

O algodão é actualmente muito mais utilizado do que o linho pela indústria têxtil, mas a popularidade desta última continua a aumentar. Isto não se deve apenas ao conforto e à qualidade do tecido, mas também ao seu impacto ambiental. O linho é reciclável e biodegradável. O algodão necessita de muita irrigação (entre 7.000 e 29.000 litros de água por 1 kg de algodão) enquanto que o linho necessita simplesmente de água da chuva. Também utiliza uma grande quantidade de insecticidas e pesticidas para controlar várias pragas. Além disso, o cloro é utilizado para branquear o algodão, o que tem consequências para o planeta e para o solo, que está muito poluído.

O linho, por outro lado, fixa o CO2 na terra graças às suas raízes. Trata-se portanto de um reservatório de carbono (um hectare de linho retém uma média de 3,7 toneladas de CO2 por ano). As suas várias fases de produção requerem uma pequena quantidade de água e energia.
Tal como com a sua comida, pode agir e consumir de forma mais responsável, escolhendo linho. Um tecido intemporal e resistente, resistirá ao teste do tempo, da moda e das tendências, adiando assim a fase de reciclagem. O consumo sustentável também significa optar por produtos que não são deitados fora em cada mudança de estação.
No jogo linho vs. algodão, o linho é o claro vencedor! O seu rótulo natural e ecológica é confirmado. Numa altura em que as pessoas estão a ser sensibilizadas para o aquecimento global e para a importância de cuidar do planeta, o linho é uma óptima forma de cuidar da nossa preciosa Terra. Pense nisso na próxima compra e olhe para as etiquetas!

Quer se trate de roupa de linho, roupa de cama ou mesmo linho lavado vendido ao metro, a Linenshed seleccionou para si roupa de linho natural de França e sobretudo roupa de qualidade.