O que é linho lavado?

Linho lavado vs. linho natural: qual é a diferença? É tão amigo do ambiente como a sua versão em bruto? Quais são as vantagens do linho lavado e como o mantém? Tudo sobre linho lavado, este tecido muito procurado.

Linho natural e linho lavado

O linho lavado é uma espécie de versão melhorada do linho. O tecido é lavado várias vezes a altas temperaturas com amaciadores amigos do ambiente e seco no tambor O material permanece tão amigo do ambiente como a versão em bruto. Este processo de lavagem controlada, chamado "decatizing linen", confere-lhe uma aparência muito menos áspera do que a original.

As vantagens do linho lavado

Porque é que o linho lavado é tão popular?

  • É sempre suave ao toque

Note-se que o linho natural também obterá esta suavidade após várias lavagens. O tratamento apenas acelera a transformação do tecido.

  • Dá ao tecido uma pátina e um falso efeito de rugas

Mais uma vez, pode obter a pátina naturalmente ao longo do tempo, mas o linho não tratado perderá a sua aparência amarrotada a cada lavagem.

  • Pode ser lavado a altas temperaturas

As manchas desaparecem mais facilmente e sem esforço. Isto não deve ser subestimado!

  • Pode ser feito num número infinito de cores

Desde a sua cor natural até aos tons mais originais, o linho lavado oferece uma gama infinita de tonalidades, mantendo a qualidade e estabilidade da cor do linho.

Cuidados com o linho lavado

Como lavar o linho?

Lavagem

Ao contrário do linho natural, não tratado, o linho lavado pode ser lavado à máquina até 60°. Isto não só tem a vantagem de remover facilmente as manchas, como também mata os ácaros. Uma roupa de cama 100% anti-alérgica que é adequada para todos. Como com todos os tecidos, lave sempre o seu linho de cor clara e escura separadamente. Uma pequena dica para o cuidado da linho lavado: de vez em quando, adicione vinagre branco ao seu detergente em pó. Isto reavivará as cores e branqueará o linho branco.

Secagem

Também aqui, embora a secagem na máquina seja fortemente desencorajada para o cuidado do linho natural, o linho lavado pode ser muito bem ser seco. No entanto, é preferível não sobrecarregar a máquina e utilizar um ciclo curto e terminar a secagem completamente ao ar livre, a fim de preservar as características do tecido. Uma pequena dica: colocar uma bola de ténis no tambor para evitar quaisquer falhas.

Passagem de roupa

Devemos engomar o linho lavado? Não. Os tratamentos a que o linho lavado foi submetido permitem que esta tarefas não seja mais necessária. Recupera as suas qualidades iniciais simplesmente através da secagem! Que mais se pode pedir? Quando perguntado, o linho lavado pode ser engomado? Sim, mas em várias condições: nunca o engomar a seco, mas sempre ligeiramente húmido e de preferência engomar do avesso.

Descubra as nossas colecções de roupa lavada, roupa de cama, atoalhados, cortinas, vestuário e linho ao metro.