Alternativa ecológica aos sacos de plástico

Os sacos de plásticos são um desastre ambiental, mal reciclados e de difícil biodegradação. Os sacos de plástico, feitos de petróleo e gás natural, consomem muita energia e contribuem para o esgotamento dos recursos de combustíveis fósseis não renováveis. O material plástico é muito resistente e leva mais de 1000 anos para se degradar completamente em ambientes naturais. As grandes vítimas são os animais marinhos que morrem asfixiados por causa desse lixo plástico. Portanto, devido a esses muitos danos, é mais do que tempo de optar por melhores alternativas que reduzam os problemas de saúde humana e a poluição.

Por que parar de usar sacos de plástico?

Os sacos de plástico não são biodegradáveis ​​e estão dominando os mares, a vida oceânica e os suprimentos de alimentos. Leves e feitos de polietileno que emitem gases de efeito estufa, poluem a natureza ao percorrer longas distâncias. Eles são perigosos para a fauna e a flora, mas também prejudiciais à saúde humana. Os microplásticos podem acabar em alimentos e bebidas e ser absorvidos pelo corpo, diminuindo assim os níveis de ferro.

Quais poderiam ser as alternativas aos sacos de plástico?

Aqui estão algumas outras opções que são muito mais práticas e respeitosas com a saúde dos seres humanos e do planeta.

Sacos de juta ou tela juta

O saco de juta ou tela de juta é uma boa alternativa ao saco de plástico, pois é feito de fibras vegetais biodegradáveis ​​e sustentáveis. A juta é um recurso renovável que pode ser reciclado com outros tecidos para aumentar seu uso. Um saco de juta pode ser reutilizado por um período de 4 anos, período durante o qual 600 sacos plásticos não podem ser usados.

Sacos de armazenamento de silicone

Estes sacos dedicados ao congelamento de alimentos são muito práticos. São menos volumosas do que as caixas que ocupam muito espaço no congelador. Este sistema de arrumação foi melhorado com um fecho integrado para facilitar o seu fecho e abertura. No entanto, como esses sacos de congelamento são de uso único, centenas são jogados fora por família todos os anos.

Sacos de rede para frutas e legumes em algodão

Estes sacos de malha são baratos e reduzem o consumo de sacos de plástico. São muito leves devido aos seus tecidos finos e vêm com um cordão que permite trancar o recipiente. Eles podem ser lavados na máquina e usados ​​para outros fins. Algumas pessoas usam esses sacos de malha para manter suas frutas e legumes frescos por um longo tempo.

Linho, uma alternativa mais ecológica ao plástico

O linho é uma fibra natural 100% vegetal, eco-responsável, antibacteriana e antialérgica. As sacolas de linho são duráveis ​​e reutilizáveis, e podem ser uma ótima alternativa às sacolas plásticas.

Bolsas de lona ou sacolas de linho

Existem bolsas de lona de todos os tamanhos e estilos: a clássica intemporal ou colorida e a famosa bolsa original com mensagens. Quer a mala de linho  pequena ou grande, é realmente uma alternativa boa e mais ecológica aos sacos de plástico. É multifuncional, confortável, macia e forte devido à textura e espessura das suas fibras naturais: uma mala de linho perfeita para fazer compras! Graças ao seu lado isolante, você pode usá-lo para armazenar seu pão. Para um visual simples e elegante, opte por uma bolsa vintage: uma sacola de linho e couro pré-lavado com alça removível em couro natural para uso diário. Lavável na máquina, vai melhorar com o tempo!