Suavidade pastel na chegada do outono

Embora sejam frequentemente associadas à década de 1950, as cores pastel estão inegavelmente de volta aos nossos interiores e mais modernas do que nunca. Azul céu, rosa velho ou verde água, esses tons tão suaves quanto refinados que nos lembram a infância, respiram os belos dias da primavera e infundem a alegria de viver. Elegantes e chiques, ou mais originais num espírito "pop" e dinâmico, os pastéis ainda precisam de ser bem usados ​​para dar estilo e harmonia a uma divisão. Harmonia e precisão na associações das cores serão necessárias para um efeito bem-sucedido e para não exagerar! Algumas dicas para guiá-lo nas suas inspirações.

Pastel e a importância dos materiais

Tons pastel são feitos misturando uma grande quantidade de uma base branca pura com pigmentos das cores primárias de amarelo, azul e vermelho. Isso produz tons mais claros e muito mais suaves do que os tons muito vívidos dos pigmentos de base. Assim, será importante trabalhar com pastel na decoração com base neutra como branco ou cinza, para não criar um contraste muito forte. A escolha dos materiais depende então do estilo que se quer dar: numa parede, uma pintura em tons pastel será muito mais moderna e sofisticada, do que um papel de parede que relembre as origens dos anos 50 desses tons para um estilo mais retrô. Em termos de tecido, privilegiaremos materiais naturais e nobres, como o linho ou a seda, de forma a sublimar a pureza e delicadeza das cores, como uma bela toalha de linho num amarelo palha quente para um jantar de convívio. Da mesma forma, tentaremos associar madeiras nobres a cores suaves, como carvalho ou faia, para realçar o aspecto luminoso do pastel.

Usos e estilos de pastel

O uso de cores pastel é complexo e requer subtileza para ser bem dominado. Evitaremos, por exemplo, associar cores brilhantes para não distorcê-las, por outro lado, não hesitaremos em misturá-las entre elas! Sem arriscar qualquer passa em falso, esses tons combinam muito facilmente e se complementam sem problemas. Sua principal desvantagem é que eles podem rapidamente se tornar sem-graça se não forem devidamente valorizados. Assim, podemos aprimorá-los com elementos brilhantes e cintilantes, por exemplo acessórios decorativos de metal: espelho, luminária, moldura... Apreciaremos particularmente o tom rosa e quente do cobre ou os reflexos dourados do latão, que aquecerão o frescor de tons pastel. Se o metal confere a esses tons um estilo mais escandinavo, moderno e muito trendy, como numa casa-de-banho todo em vidro e metal dourado com toalhas de linho azul glaciar ou verde água, os pastéis também podem ser associados à madeira para um resultado mais aconchegante. Rapidamente encontraremos o espírito de enxoval num quarto de bebé com uma cama pequena em madeira clara acompanhada por um lençol de linho rosa velho, por exemplo. Seja qual for o estilo que escolher, não se esqueça de prestar especial atenção à iluminação da sua divisão: se os tons pastel refletem muito bem a luz natural do dia, a iluminação artificial demasiado branca dará rapidamente um lado frio e desconfortável. Prefira luzes com tons mais amarelos que aumentem o calor do ambiente. Como já deve ter entendido, as cores pastel são intemporais, mas o seu uso varia de acordo com o estilo que você deseja dar a elas. Cabe a si usar a sua imaginação para encontrar as combinações que refletirão as suas escolhas!