Mantenha o ambiente quente com cortinas

Este ano, 2020, tem sido palco de uma série de eventos de sensibilização sobre a emergência ambiental que hoje enfrentamos. O bloqueio de 3 meses devido à epidemia de covid-19 revelou que não só é possível, mas também é necessário, reduzir o nosso consumo de energia a fim de nos prepararmos para um amanhã melhor. Como resultado, muitos de nós têm-se perguntado como podemos mudar os nossos estilos de vida para reduzir a nossa pegada ambiental. Reciclagem, locavorismo, alimentos a granel ou moda de segunda mão, muitos dos nossos hábitos têm evoluído gradualmente. E entre as muitas ações que já estão ao alcance de todos para trabalhar nesta direção, a melhoria térmica das nossas casas é sem dúvida uma das prioridades, uma vez que o seu impacto será sem dúvida um dos mais significativos. Isto pode ser feito renovando ou isolando uma casa, ou alterando o sistema de aquecimento. Mas podemos ir ainda mais longe, otimizando todas as fontes de desperdício de energia, e em particular as nossas janelas.

Material térmico e revestimento: a combinação vencedora

Estas aberturas para o exterior, embora tão agradáveis, são infelizmente muitas vezes uma fonte de perda de calor, apesar de vidros duplos ou triplos. Por conseguinte, pode ser sensato recorrer à eficiência das cortinas, mas não apenas a qualquer cortina! Existe um material ideal para o isolamento térmico e acústico que se adapta perfeitamente à decoração da casa: linho. Este material natural e as suas propriedades térmicas intrínsecas são o aliado perfeito para criar uma barreira de isolamento e manter a sua casa quente. Para além de ter cortinas térmicas naturais, também é possível tê-las revestidas com uma camada de poliéster espesso, especialmente concebidas para melhorar o desempenho térmico da sua casa e torná-las cortinas de blackout. Isto fará da sua casa um verdadeiro ninho acolhedor! Para além das suas propriedades isolantes, o linho também tem propriedades antibacterianas e hipoalergénicas perfeitas para um interior saudável, e é muito fácil de cuidar sem ficar danificado com o tempo: de facto, amacia mesmo ao longo de várias lavagens, sem que a sua cor desvaneça sequer.

A praticidade do sob-medida para combinar eficiência e estilo

A fim de tirar partido de todas as características das suas cortinas térmicas sem comprometer o estilo, pode ser muito prático utilizar um serviço sob medida. Desta forma, pode acrescentar um estilo encantador e elegante ao seu revestimento térmico e integrá-lo perfeitamente na sua casa. O nobre material de linho não é apenas um bom isolante, é também muito na moda! Lavado ou natural, amassado ou liso, com tons suaves e pastel que inspiram calma e serenidade, certamente trará autenticidade e requinte à sua decoração interior. Quer prefira simples ou de dois tons, com padrão ou com acabamento desbotado, como cortinas ou como cortinas de blackout, a sua cortina feita à medida dar-lhe-á a oportunidade de encontrar o seu próprio estilo e adaptar-se a todas as suas exigências. Para não mencionar que, ao utilizar cortinas de linho, já está a fazer algo muito bom para o planeta, uma vez que a sua produção utiliza muito poucos recursos, é maioritariamente francesa, o que o torna um dos mais ecológicos e amigos do ambiente no campo têxtil. Além disso, a sua robustez e grande resistência ao tempo dará às suas cortinas a capacidade de o acompanhar durante muitos anos.