Ideia de decoração DIY: criar um dossel de linho

Quando esperamos um evento feliz, queremos que tudo seja absolutamente perfeito para acolher este pequeno ser que preencherá as nossas vidas. Mas acima de tudo, queremos criar um universo único e original, que seja ao mesmo tempo lúdico, mágico e prático! Então porque não optar pela decoração DIY (Do It Yourself)? Se a tendência do momento é fazer em casa, permite-lhe descobrir muitos truques acessíveis a todos para criar com as suas próprias mãos, facilmente e a um custo mais baixo. Hoje, uma ideia muito simples, tão original como elegante: criar um dossel de linho!

O dossel do berço: para o quarto do bebé... mas não só!

Não há melhor maneira de criar uma atmosfera de conto de fadas: um lindo dossel feito por si mergulhará o seu filho num universo encantado todas as noites antes de ir para a cama. Feito de um tecido natural como o linho, tão sedoso quanto resistente, e em cores suaves e pastel, trará encanto, ternura e serenidade, ideal para uma boa noite de sono.

Mas para além da atmosfera que irá criar no quarto, o dossel de linho também tem muitas vantagens: protege a pessoa que nele se abriga dos insectos e da luz, natural ou artificial, o que poderia interferir com o sono de qualidade. Também pode ser uma solução para pais que partilham um quarto com o seu filho recém-nascido! E se o seu filho quiser separar-se dele à medida que cresce, use a sua imaginação para transformar o dossel numa bela sala de jogos ou área de leitura interior.

O privilégio de um dossel bonito não está reservado apenas às crianças: ao escolher um tecido de grande largura na nossa loja online, pode tornar um dossel de linho compatível com uma cama de casal. Desta forma, pode criar uma atmosfera única no seu quarto de dormir, num estilo boémio chique que combina elegância e intimidade, um verdadeiro casulo de relaxamento e bem-estar.


Tutorial: faça o seu próprio dossel de linho

A fim de fazer o seu próprio dossel de linho feito por medida, perfeito para o quarto do seu filho (ou o seu próprio), siga cuidadosamente os passos deste tutorial.

Depois de comprar a sua roupa de cama a metro na Linenshed.pt e certificando-se de que tem o tecido suficiente para as margens, corte um painel de 140cm x 210cm para fazer a sua base. Pode deixar as extremidades sem costura ao longo do comprimento deste painel, mas recomendamos que faça bainha no fundo do tecido.

Em seguida, corte seis pequenos triângulos medindo 22 cm por 35 cm, que podem ser cosidos juntos ao longo do comprimento. Depois insira um pedaço de fita de 15 cm dobrada ao meio na ponta da pirâmide que criou, que servirá de gancho para pendurar o dossel.

Agora junte a pirâmide ao corpo do dossel, criando elegantes folhos (sendo o corpo mais largo do que o triângulo). Antes de coser, adicionar dois pedaços de fita a cada intersecção dos triângulos (lado interior), 20-25 cm cada, que serão utilizados para pendurar o dossel no círculo metálico que lhe dará o suporte. Uma vez reunidos todos estes elementos, basta coser tudo e depois pendurar o círculo com as fitas.


Parabéns, acabou de criar um dossel de linho com as suas próprias mãos! Fácil, não é? Só falta seleccionar as suas cores e dar o seu próprio toque: bordados, contas, fitas e pequenas penas serão perfeitos para este elemento decorativo, que trará um toque de originalidade directamente para este espaço.