Como embelezar sua casa com roupas de cama?

Como embelezar sua casa com roupas de cama?

 

Imagine-se entre as quatro paredes de um sólido castelo no tempo dos cavaleiros. Para a decoração, esqueça os papéis de parede ou a luz. A única maneira de tornar o seu interior quente e aconchegante é decorá-lo com os melhores tecidos, as peles mais macias, as lãs mais grossas. Assim nasceu o know-how da roupa de casa em França. Em todas as civilizações, o têxtil usado na decoração tem muitos outros valores além do seu uso prático. Um lençol, uma cortina, uma almofada expressam a posição, a fortuna e sobretudo o gosto estético do seu dono. Obra de arte, artesanato, riqueza, tornou-se ao longo dos séculos muito mais do que um pedaço de lã, linho, cânhamo ou tecido de seda. E se mais uma vez investíssemos no poder da roupa de casa?

Usar a tela para "adornar" o seu interior é um jogo infinito, para quem gosta de cuidar do seu ninho. Nós dizemos-lhe em 4 perguntas e respostas como embelezar a sua casa com roupas de cama.

 

 

Porque colocar a cama em primeiro lugar?

É onde você passa mais tempo! Dia após dia, você abre e fecha os olhos para a sua “paisagem matinal e noturna”. Cuide disso para que você vá para a cama e levante com um sorriso. Uma decoração bonita, lençóis de linho natural, uma capa de edredão boémia e cores suaves e harmoniosas mudam o seu quarto a um custo mais baixo.

As modas tendem a “desnudar” a pouco e pouco os nossos quartos. As camas tornaram-se cada vez mais “nuas”; as mesas de cabeceira, as poltronas, os bancos, a penteadeira desapareceram, enquanto os nossos quartos perderam área de superfície em favor das grandes salas de estar abertas. Ao simplificar, eles perderam a sua personalidade. De um apartamento para outro, de uma casa para outra, todos os nossos quartos acabaram parecendo iguais.

As cabeceiras acolchoadas desapareceram, às vezes junto com as próprias molduras. Um sommier, um colchão, um quadrado de tecido sem alma e aqui está a cama reduzida à sua expressão mais simples. Mas por força de padrões florais, listras, cores, não suportava mais nenhum vis-à-vis. Em seguida, removemos as almofadas, os tapetes e, às vezes, até as cortinas para preservar certamente uma atmosfera tranquila, mas sem graça. É agora sobre uma capa de edredão de linho puro ou sobre um conjunto de lençóis em linho lavado que a nossa decoração muitas vezes repousava.

 

Como obter uma decoração chique ou boêmia com roupa de cama?

As marcas de roupa de casa de gama alta permitem-nos embelezar os nossos quartos, concebendo artigos com elevado valor decorativo. Comecemos por optar por um conjunto de roupa de cama lisa, muito sóbria e chique, numa tonalidade suave. Escolhendo-o em um material bonito, como linho lavado, linho oeko-tex, é claro, torna possível suavizar o ambiente e dar substância à cama. A grande vantagem é que você pode reinventar a decoração numa grande variedade de estilos. Imagine uma suíte boêmia chique, um quarto rústico mas refinado ou um quarto neoclássico com lençóis de linho branco. Você pode até variar de acordo com as estações do ano ou os seus desejos, simplesmente trocando os lençóis, adicionando uma fronha com folhos ou um edredão liso. Adicione uma capa de sommier de linho natural e sua cama realmente definirá o tom do seu quarto.

 

Como escolher a roupa de cama?

Lembre-se daqueles quartos de séculos passados ​​onde o tecido era usado literalmente do chão ao teto, para a cobertura dos pés, para as poltronas, as cortinas, nas tapeçarias e até na cabeceira acolchoada. Sem exagerar e gastar uma fortuna no estofador, a ideia é criar um quarto harmonioso para além do sommier e do colchão. Pense que vai passar a maior parte do tempo nesta peça.

Duas tendências dominam. A primeira consiste em começar com uma harmonia monocromática, como no passado. Simplificando, escolhe uma cor e a usa para decorar a cama e as janelas. Crie uniformidade com um belo azul como o nosso azul francês, desde a capa de edredão até às cortinas duplas.

Outra tendência: varie as cores, mas mantenha uma unidade de materiais. Escolha materiais naturais, como nossos linhos finos. Coloque cortinas de marfim no dossel, almofadas lilás combinando com a roupa de cama. Tenha uma cadeira familiar de linho vermelho tijolo estofada com o mesmo material. Se optar por paredes pintadas de branco, obterá um quarto sereno, propício ao descanso e relaxamento… também para os olhos.

 

Como pendurar cortinas de maneira original?

Para embelezar a sua casa com têxteis, o toque final muitas vezes está na decoração das janelas. O ideal é combinar as suas cortinas com roupas de cama, por exemplo. Uma cortina de linho natural será o complemento ideal se já tiver um conjunto de roupa de cama de linho lavado.

Com um tecido como o linho de alta qualidade, a vantagem é que as suas características dão sobriedade as cores. Opte por cortinas muito simples, que combinem com a sua roupa de cama boémia, independentemente da sua cor. Para lhes dar personalidade, pode apostar em diferentes tipos de suspensão das suas cortinas: laços, ilhoses, fita de franzir. Jogue também com detalhes chiques com um acabamento bordado que destaca a bainha. Pode optar por chamar a atenção com embraçes de linho em cor complementar ou a combinar com um detalhe da sua roupa de cama, por exemplo. Outra opção: opte por um detalhe nos acabamentos: como folhos na capa de sommier, almofadas e cortinas.

As cortinas valorizam a decoração, dão o toque especial. É com elas que vai controlar a luz. Como num palco de teatro, a iluminação define o clima do seu quarto. Com cortinas de linho, de preferência linho lavado, filtra a luz natural para um ambiente suave e aconchegante na hora da sesta ou em pleno verão. Forrada com um tecido blackout, a sua cortina de linho com blackout faz de persiana uma vez fechadas. Abertas, são então apenas decorativos e deixam a luz entrar para uma atmosfera mais iluminada. Isto é ideal quando o quarto é também um local de teletrabalho.

Então, como suspender as cortinas de maneira original? Pense em varões, embraçes feitos em casa ou cortinas dramáticas. Você pode pensar “grande” ao tirar as suas medidas e brincar com o tecido, por exemplo, dando um nó, o que dá personalidade a qualquer tecido.

 

Lembre-se que para dar personalidade e caracter ao seu quarto, bastam algumas gramas de tecidos bonitos. Aposte em lençóis de linho francês de qualidade, leves e confortáveis, e algumas almofadas na cama. Coloque um lindo edredão, sem falar em molduras com suas fotos de família e um lindo par de cortinas amarradas do seu jeito. Seu quarto, então, não se parecerá com nenhum outro.