Como lavar sua toalha de mesa de linho?

Não só suave ao toque, mas também elegante e refinada, a toalha de mesa de linho seduz todos os amantes da natureza e aqueles que querem imbuir a sua sala de jantar com uma atmosfera relaxante e amigável. Pode utilizar a sua toalha de linho tanto nas refeições diárias em família como nos momentos festivos, pois este material natural adapta-se a todas as situações. Para que sua toalha de mesa mantenha suas características sempre tão apreciadas pelo maior tempo possível, é necessário mantê-la adequadamente.

Como lavar uma toalha de mesa de linho pela primeira vez?

Existe um procedimento muito específico a seguir assim que receber a sua toalha de linho ou guardanapos. Antes de usá-los pela primeira vez, mergulhe-os durante a noite num balde de água fria com 25 cl de vinagre branco. Este contacto de várias horas com a água fresca permitirá que o tecido amoleça e o vinagre tenha uma acção fixadora nas cores. Após este tratamento preventivo, o seu caminho de mesa de linho ou o seu conjunto de mesa resistirão a lavagens posteriores sem alterações.

Pode limpar a sua toalha de linho à mão ou à máquina, sendo importante não ultrapassar os 30°C. Nunca adicione detergentes ou branqueadores à base de cloro, pois eles podem danificar irremediavelmente as fibras vegetais que compõem a sua toalha de mesa. O vinagre branco é uma boa solução, mas não deve ser usado com muita frequência, pois a roupa pode ficar amarela com o tempo. Para secar, prefira o ar livre, sem expor a toalha de mesa diretamente ao sol. Você também pode secá-la num ciclo delicado. 

Este material natural tende a enrugar com muita facilidade. Portanto, tem duas soluções: manter o efeito amassado para um visual mais relaxado ou, pelo contrário, passar cuidadosamente a toalha de linho após cada lavagem. Passar pelo avesso:  a temperatura do ferro não deve ultrapassar os 200°C. Alguns geradores de vapor oferecem até programas “lin”. Humedeça levemente o tecido antes de passá-lo para maior eficiência. Terá o prazer de ver a sua roupa de mesa ficar cada vez mais macia e suave ao toque após cada limpeza. 

Como se livrar de manchas difíceis?

Uma toalha de mesa geralmente mancha mais rápido do que a maioria dos tecidos, pois destina-se a proteger a mesa de manchas. Certamente se verá confrontado com pingos teimosos que não poderá remover. Se a sua toalha de mesa ou caminho de mesa em linho estiver manchado com manchas de gordura, não se preocupe, há uma solução: pegue um pouco de bicarbonato de sódio e misture com um pouco de água para formar uma pasta, cuja consistência lembra a de uma pomada. Esfregue a nódoa com esta pasta e deixe descansar por uma boa hora. Ela penetrará no tecido e desprenderá todas as partículas de gordura.

Em seguida, lave seu têxtil na máquina para recuperá-lo como novo. Derramou um copo de vinho tinto na sua toalha de linho? Não se preocupe, você pode limpá-lo. Absorva o líquido com um pano de microfibra e esfregue suavemente a mancha com uma esponja embebida em água fria e sabão de Marselha. Se for vinho branco, o vinagre branco é muito eficaz. Para limpar cera que pode ter pingado de uma vela, pegue um pedaço de papel mata-borrão ou papel toalha, coloque-o sobre a mancha e passe-a a ferro em fogo baixo. A cera derreterá lentamente, encharcando o papel em vez da toalha de mesa.