Como utilizar o tecido de linho ao metro?

Lindo linho lavado, uma fibra vegetal ancestral, é durável e ecológica, resistente e fácil de cuidar. A cereja no bolo é que a moda adora a sua aparência amarrotada, por isso, acabou-se a engomagem! Fácil de coser e ultra estável ao longo do tempo, é o tecido ideal para mobiliário e vestuário. Mais uma razão para usar linho lavado em qualquer peça da sua casa. Como utilizar o tecido de linho ao metro? Aqui estão 7 ideias inspiradoras para decorar a sua casa com estilo.

Ideia 1: Lençóis feitos à medida em linho 

Adoramos mobília vintage. Já caiu num sofá antigo que daria uma grande cama extra? Excepto que as dimensões da roupa de cama não são definitivamente padrão. Não se preocupe: faça (ou mande confeccionar) um conjunto no tamanho certo, em linho lavado ao metro. Na Linenshed, encontrará 16 cores maravilhosas e na moda numa largura ampla (290 cm), ideais para cortar capas de edredão ou lençóis à medida, colchas de duas cores ou almofadas.

Dica 2: Cortinas a condizer com todas as janelas

Do exterior como do interior, a sua casa ficará linda com cortinas a condizer para cada janela, desde a pequena janela fixa nas escadas até à grande janela na sala de estar. Imagine uma harmonia de materiais e cores, disponível em pequenas cortinas fixas para varões, em estores venezianos ou em cortinas grandes. Para encontrar a tonalidade certa, não hesite em comprar a amostras de linho da Linenshed. Por apenas alguns euros, receberá amostras das 16 cores em casa.

Teste-os em todas as variações de luz durante o dia e escolha entre :

l Branco óptico

l Marfim

l Rosa velho

l Mostarda

l Azul glaciar

l Natural

l Lilás

l Cinza Chumbo

l Cinza mineral

l Verde Azeitona

l Tijolo 

l Coral

l Bordeaux

l Azul francês

l Azul noite

l Coral.

Dica #3: Roupa feita à medida que não quererá tirar

Sabia que... A utilização de fibra de linho é tão antiga como a história humana. Há 36.000 anos que as pessoas extraem cerca de 40 fibras do caule desta planta de flor azul. Veio no Egipto, nomeadamente por intermédio de comerciantes fenícios, e tem estado muito presente em França desde a Idade Média. Até ao século XVIII, era mesmo o tecido mais utilizado para vestuário antes da chegada maciça do algodão.

O linho é termorregulador, hipoalergénico e absorvente. Ideal no Verão, é também muito popular para vestuário de noite. Portanto, como os nossos antepassados, vamos usar este tecido de linho para vestidos, pijamas, quimonos ou roupa de noite feita à medida. Vai adorar o seu vestido de praia branco costurado à mão. Sim, o linho lavado, já muito mais macio do que o linho cru, torna-se mais bonito a cada lavagem, mas não encolhe. Magia, não é?

Ideia 4: Um enxoval para belas mesas de todos os dias

O linho lavado é obtido por imersão do tecido cru várias vezes em água muito quente. Diz-se que é decatizado. Retém todas as vantagens da fibra natural e, além disso, torna-se muito resistente e facilmente de remover as nódoas: o tecido ideal para as belas mesas do dia-a-dia. Com tecido ao metro em grandes larguras, têm uma colecção de toalhas de mesa simples feitas à medida costuradas em várias cores e com guardanapos intercambiáveis.

Imagine mesas intermináveis de dois tons com uma toalha de mesa de marfim e um conjunto de mesa colorido, uma toalha de mesa azul glaciar e guardanapos mostarda. Para dias festivos, os eus atoalhados iram valorizar a sua preciosa louça de mesa com uma toalha de mesa preta e guardanapos cinza minerais, por exemplo. Todas as cores da tabela de cores podem ser combinadas.

Ideia 5: Bancos de linho para uma sensação de suavidade

O banco antigo da sua avó já se desgastou há muito tempo: o seu veludo bege já perdeu  o brilho há muito. Mas não se separaria  dele por nada neste mundo. Porque não dar-lhe um novo sopro de vida com estofos de linho? A renovação dos assentos é muito fácil com linho lavado. O tecido de 290 cm de largura é ideal para cobrir poltronas e sofás, almofadas e apoios para os pés. A gama de tonalidades torna possível ver a vida mais colorida.

O linho é absolutamente sublime em tons mais escuros para decoração. Dão personalidade e modernidade a qualquer peça básica de mobiliário. Uma dica: recicle todas as suas almofadas velhas, que não combinam e desbotadas e cubra-as com o mesmo tecido ao metro. Coloque-as em cima de um simples banco de apoio e terá um salão oriental acolhedor e espetacular.

Dica #6: O melhor para o berçário

O bebé chegará em breve e estás ansioso por lhe dar um ninho acolhedor. O linho também é seu amigo no berçário! Para uma decoração simples, mas quente, suave e fácil de cuidar, opte por acessórios de linho coloridos. Criar a decoração com cortinas, cortinas duplas de blackout, uma capa de sommier com nós ou mesmo um dossel. Também pode coordenar sacos de brinquedos, tapetes de proteção, almofadas de chão e, claro, roupa de cama: com alguns metros de tecido de linho, pode personalizar um quarto de dormir sereno e macio.

Quebre os códigos e atreva-se a ser original com lilás e azul meia-noite, por exemplo. O material absorve até 25% de humidade e seca muito rapidamente: para os bebés que passam muito tempo na cama e suam mais do que nós, esta é uma vantagem.

Dica 7: Objectos bonitos e intemporais feitos de tecidos de linho para estofos

Se é um principiante na costura, tente fazer belos artigos de bricolage. Sacos de linho de duas cores: admite-o, é chique, não é? Fazer alguns sacos para todos os fins, simples de utilizar diariamente ou para pendurar em grupos no corredor ou na casa de banho para guardar acessórios.

Como utilizar o tecido de linho ao metro? A ideia bónus!

Recordemos os possíveis usos do linho por metro:

l Roupa de cama (lençóis, edredões, fronhas) feita à medida,

l Cortinas para todas as janelas,

l Roupa macia para viver e dormir,

l Atoalhados personalizados com o tamanho certo,

l Assentos e encostos para renovar cadeiras e sofás,

l Conjunto de quarto de um recém-nascido,

l Sacos para todos os fins.

Vamos mais longe! Recicle os seus restos de tecido de linho depois de fazer cortinas ou toalhas de mesa. Alguns centímetros são suficientes para decorar molduras, colchas de retalhos de linho e sacos "necessaires". Ou porque não sacos delicados para roupa interior, sacos de óculos, todos a condizer com as cortinas dos quartos. Nada é desperdiçado, com os últimos centímetros quadrados, vestir bonecas ou coser embraçes chiques... A sua imaginação é o único limite.

O linho tem sido utilizado pelo homem desde o início dos tempos e só tem vantagens. Requer pouca água e energia para crescer. Como todos os materiais naturais, terracota, cal ou outras fibras vegetais, o linho reinanos nossos interiores. Satisfaz a nossa necessidade de conforto, suavidade e naturalidade. Macio para o planeta, bom para a saúde e belo para os olhos, o linho é agradável de coser. Para criar o seu próprio universo têxtil 100% linho, opte pela lavagem do linho ao metro.