Embeleze o seu quarto com uma capa de sommier.

Colchão, sommier, cabeceira, capa de sommier… São muitos os elementos para decorar uma cama. Mesmo que  nem sempre pense nisso, a capa de sommier é uma aposta segura para decorar um quarto e fazer da sua cama o ponto focal para onde todos os olhos convergirão. Mas o aspecto decorativo não é obviamente o único trunfo deste elemento. Vamos dar uma olhada no que é uma capa de sommier, os seus usos e como escolhê-la.

Para que serve uma capa de sommier?

A capa de sommier servirá sobretudo para ocultar a estrutura da cama composta pelo sommier e a sua base. É feito de tecido cujas laterais caem elegantemente no chão.

A sua instalação é simples pois basta inseri-lo entre o colchão e a box do sommier, tendo o cuidado de o posicionar corretamente ao nível dos ângulos. Geralmente, há cantos costurados com velcro para prende-lo o melhor possível no sommier, seja de ripas ou elétrico.

Uma vez colocado, este elemento tem muitas vantagens. Permite combinar as cores da sua cama com a decoração geral do seu quarto. Também é um grande aliado para esconder bases de cama que estão um pouco cansadas ou pouco atraentes, ao mesmo tempo que oferece espaço de armazenamento adicional se você precisar delas. Você pode modernizar facilmente a sua cama sem ter que comprar um nova estrutura, que pode ser cara. Este elemento também é muito útil para mudar regularmente a decoração do seu quarto e seguir as tendências sem ter que gastar muito. Está, de fato, disponível numa gama cromática muito ampla.

A capa de sommier também protege a estrutura da sua cama. O tecido funcionará de fato como uma protecção quando, por exemplo, você bater na cama. Não haverá arranhões ou riscos na estrutura. Como o estrado não recebe mais a luz, ele manterá a sua cor original por mais tempo.

A estética é um aspecto importante deste elemento. Você pode mudar de cor quando quiser. Além disso, é fácil de limpar. É lavável à máquina (geralmente a 30°), o que não acontece com o sommier! Não há necessidade de colocar a capa se sommier na máquina de secar (nem é recomendado). Passe o tecido do avesso.

A capa de sommier é, portanto, ideal para os amantes do estilo, mas também é uma maneira de personalizar melhor a sua roupa de cama. Também podemos criar uma capa de sommier se formos entusiastas de costura e bricolage DIY.

Como imaginar uma decoração estilosa com uma capa de sommier?

Como você pode ver, a capa se sommier é uma ótima aliada para decorar o seu quarto. Mas ainda é necessário escolhê-la bem.

Para uma atmosfera elegante e boêmia, uma capa de sommier de linho será ideal. Você pode optar por tons pastel ou naturais (como um natural). Nosso cinza mineral também pode ser uma excelente escolha, sempre em tons suaves.

Para um clima romântico, os modelos com folhos são perfeitos. Naturalmente, o rosa é a estrela deste tipo de ambiente, mas também pode apostar num belo marfim ou num delicado lilás. Pode optar pela capa de sommier com nós para um acabamento igualmente elegante.

Para um quarto contemporâneo, uma capa de sommier escura será a melhor escolha. Preto, Bordeaux ou azul noite são as escolhas preferidas. Também pode apostar em num quarto de uma só cor adotando o branco que vai iluminar e ampliar o espaço.

Coordenar a sua capa de sommier com outros acessórios decorativos para um quarto elegante é a solução mais simples e de bom gosto. Apostar na unicidade de cores para uma decoração garantida. Você irá identificar-se com a sua roupa de cama, a sua cabeceira ou as suas cortinas. Mas jogar com contrastes também é uma ótima ideia. Pode assim usar uma bonita capa de sommier numa cor que possa combinar com a roupa de cama lisa nos mesmos tons, ou pelo contrário numa gama cromática completamente oposta.

Você também pode pensar fora da caixa e optar por tons originais. Num quarto predominantemente rosa, por exemplo, o laranja realçará o espaço.

A capa de sommier permite-lhe dar o toque final à sua decoração e personalizá-la da melhor forma possível.

Qual a altura da capa de sommier que devo escolher ? 

Para que o efeito seja ótimo, é importante escolher o modelo certo de capa de sommier.

O primeiro critério a ter em conta é obviamente o tamanho da sua cama. Será, portanto, necessário medir a circunferência da cama e a altura do sommier. Isso permitirá que compre uma capa de sommier perfeitamente adaptada. É importante. Muito pequeno, você não será capaz de colocá-lo. Muito grande, vai enrugar e o efeito não será bonito. Deve realmente adaptar-se perfeitamente ás dimensões da sua cama. A maioria dos sommiers standard requerem uma capa de sommier de 40 cm de altura, mas este não é o caso de muitos estrados e muitas vezes é necessário ter uma capa de estrado sob medida. A Linenshed oferece a possibilidade de encomendar a sua capa de sommier na altura exata do seu estrado, de 15 cm a 61 cm.

Vários tamanhos estão disponíveis para adaptar perfeitamente às suas necessidades. Para uma cama de solteiro, usamos uma capa de sommier (o outro nome da saia para cama) medindo 90 X 190 cm. Há também saias de cama para berços (60 X 120 cm).

Para camas de casal, usamos principalmente capas de sommier 160x200. Modelos de saia de cama de 140 x 190 (dimensões padrão na indústria de roupas de cama) também estão disponíveis para camas de casal menores, bem como modelos de 180 x 200 cm e 200 x 200 cm para camas maiores.

É muito importante ter em consideração a altura da sua cama. A saia da cama deve de fato cobrir-la e o espaço abaixo. A saia da cama pode descer até o chão ou parar um pouco antes (idealmente deve roçar o chão para um efeito mais bonito). A Linenshed oferece a partir do seu menu de tamanhos a possibilidade de encomendar uma saia de cama em qualquer altura para um efeito óptimo na sua decoração.

Também é útil selecionar o material da saia da cama. Uma capa de sommier de linho para a sua cama, embora mais caro do que uma capa de sommier de algodão ou polyester, transformará imediatamente a sua cama, dando-lhe um aspecto mais sofisticado, seja qual for o modelo que escolheu. Também é importante notar que todas as nossas saias para cama são adaptáveis ​​a camas elétricas, uma opção que você pode escolher no nosso menu. Quer se trate de uma capa de sommier de canto aberto, uma capa de sommier de cama com nós, uma capa de sommier de cama de canto fechado, com folhos ou com folhos longos, agora tem as chaves para transformar o seu quarto num verdadeiro santuário.