As cortinas de laços

Ao embarcar na aventura do design de interiores, é aconselhável definir um ponto de partida geral, um estilo que se deseja adoptar e aplicar a toda uma sala ou em toda a casa. Esta directriz permite estabelecer uma certa coerência entre os diferentes elementos que são escolhidos e combinados, oferecendo assim um interior harmonioso e agradável. Mas se o estilo determina a escolha dos elementos, o mesmo elemento decorativo pode muitas vezes responder a vários estilos e assim tornar possível a adaptação. Isto é particularmente verdade no caso das cortinas e cortinados, que adornam lindamente de janelas e que, quando combinadas de forma inteligente, podem permitir-lhe mudar facilmente de um estilo para outro, e assim manter-se na tendência. Hoje, estamos a concentrar-nos num estilo particular: a cortina com laço.

Cortinas com laços, um design intemporal

Existem muitos tipos diferentes de cortinas e cortinados para satisfazer as diferentes necessidades da casa. Por exemplo, numa sala de estar, escolheria uma cortina fina para lhe dar privacidade do exterior enquanto deixa entrar a luz, enquanto preferiria cortinas de blackout para um quarto de dormir para assegurar uma escuridão completa ao adormecer. Em cada um destes modelos, é possível escolher diferentes tipos de fixações em função do sistema de suspensão ao qual a cortina será pendurada. Por exemplo, pode escolher ilhoses metálicos, presilhas, fita de franzir ou laços, que são pequenas tiras de tecido que são atadas à volta da barra de fixação. Estes últimos, que podem ser encontrados tanto em cortinas como cortinados, têm a vantagem de serem intemporais, mas também de dar à sala um encanto imbatível. De facto, a cortinas com laços são frequentemente utilizados em casas com um estilo "shabby chic", misturando uma sensação de campo bastante rústica com um aspecto mais elegante e refinado. A estética chique e distinta é simultaneamente quente e distinta e presta-se perfeitamente a grandes casas antigas e cenários rurais e pastoris.


Personalização por estilo

Embora a cortina com laços reflicta geralmente um estilo campestre bastante chique, existem muitos modelos diferentes com qualidade e acabamento diferentes. Assim, a criação de um estilo único para a sua casa dependerá também da sua escolha de material e personalização da sua cortina. No que diz respeito ao material, as fibras sintéticas devem ser evitadas se se pretender obter um resultado qualitativo: por conseguinte, deve-se optar por fibras naturais como o algodão ou o linho. Este último, para além de não necessitar de qualquer tratamento químico durante o seu fabrico, tem também a vantagem de ter propriedades termorreguladoras, o que o torna um isolante perfeito: as cortinas de linho devem, portanto, ser escolhidas para combinar o desempenho térmico e estético em casa. Quanto aos toques finais, podem ser de diferentes tipos: por exemplo, pode escolher uma cor lisa ou estampada para uma maior originalidade, um laço da mesma cor ou contrastante para a realçar, ou mesmo adicionar um bordado ao longo dos bordos da cortina ou dos laços, para um aspecto muito sofisticado e elegante. Uma dica sobre as cortinas com laços: há modelos que também têm laços na extremidade inferior da cortina para lhe permitir puxá-la para cima e segurá-la a uma altura diferente, e assim desfrutar de mais luz!

E para aqueles que não conseguem encontrar o que procuram apesar destas diferentes opções de personalização, porque não olhar para o tecido ao metro para criar as suas próprias cortinas de acordo com a sua própria concepção? Terá então todo o tempo para escolher os elementos que se lhe assemelham e adaptará o melhor à sua decoração interior.