Japandi, a nova tendência para 2021

Mas o que é a Japandi, esta nova tendência do início de 2021? Qual é a sua origem e em que consiste? Contamos-vos tudo sobre este novo estilo de decoração interior. O encontro do Japão e da Escandinávia O nome Japandi é de facto uma simple junção das palavras Japão e Escandinávia. De facto, este estilo, que parece ser uma novidade, é na realidade uma mistura subtil de aconchego escandinavoestética japonesa, que já invadiram as nossas casas durante vários anos.

Entre a Hygge dinamarquesa...

Já sabemos sobre a famosa Hygge da Dinamarca. Esta arte de bem-estar baseia-se sobretudo numa decoração quente, luminosa, confortável e natural, que encoraja as pessoas a desfrutar da vida com os seus entes queridos num interior acolhedor. Também enfatiza a funcionalidade e nega o superficial.

...e Wabi-Sabi japonês

Menos conhecido e no entanto tão na moda, Wabi-Sabi do Japão é definido como a arte da perfeição imperfeita. Convida-nos a ser felizes pelo simples facto de nos contentarmos com o que temos, e sublinha a autenticidade, sobriedade, neutralidade e minimalismo. Procura criar um ambiente de serenidade e elegância.

Trazer a Japandi para a sua casa

O que estas duas tendências têm em comum é o minimalismo: como se costuma dizer, menos é mais! Eis como instalar a Japandi na sua casa para estar na vanguarda da tendência.

Cores sóbrias e neutras

Em termos de cores, procuraremos cores suaves, sóbrias, pastéis ou tons de terra, por exemplo. Saindo das cores demasiado brilhantes ou vivas, procuramos uma paleta de cores neutras e bastante sedativas, o que permite acalmar o espírito. As cores do Japandi tenderão a estar mais próximas dos elementos do ambiente natural, tais como o cinzento da pedra, o verde das plantas ou a cor da madeira em bruto. O preto pode ser adicionado para criar contraste, por exemplo com uma linda roupa de cama natural ou em taupe.

Materiais naturais e autênticos

Em termos de linhas e mobiliário, procuramos simplicidade, sobriedade e pureza: não serão mais apreciados folhos, linhas rectas ou curvas suaves. Quanto aos materiais, o objectivo é o mesmo que para as cores: permanecer natural. Assim, logicamente, devemos evitar todos os materiais sintéticos e concentrar-nos nas matérias-primas e materiais naturais: madeira maciça para mobiliário, pedra para quaisquer decorações, fibras naturais para têxteis, etc. Porque não uma bela capa de edredão em linho natural, que além de ser um material nobre e de muito boa qualidade, lhe proporcionará um conforto imbatível.

Acessórios subtis e funcionais

A arte de decorar no Japãodi baseia-se sobretudo na parcimónia: evitamos a todo o custo a desorganização da sala e mantemos apenas os elementos essenciais, os mais funcionais, mas também os mais agradáveis à vista. O objetivo aqui é manter o espaço aberto para não sufocar a mente e sentir-se à vontade, por isso procuramos algo muito desordenado. As plantas verdes são altamente recomendadas, pois não só trazem um pouco de natureza para a sala e a abrem para o mundo exterior, mas também purificam o ar interior, para se conseguir uma certa serenidade de espírito. Cabe-lhe agora a si aproveitar a tendência japonesa para modernizar o seu interior! Tem todas as chaves em mãos para conseguir encontrar a harmonia perfeita.