Linho ao metro para o fabrico de vestuário

O linho está a tornar-se cada vez mais popular e muitos desenhadores estão a colocá-lo na vanguarda das suas colecções. Gostaria também de apreciar a suavidade e a maleabilidade destas fibras naturais? Depois escolha fazer a sua roupa usando linho vendido ao metro. Desta forma, pode personalizar as suas criações, ao mesmo tempo que usa realmente aquilo de que gosta.

Os benefícios do linho por metro

compra de linho ao metro abre muitas possibilidades. Pode fazer roupas e cortinas inteiramente à medida, tendo em conta apenas os seus gostos e necessidades. Também poupará dinheiro, uma vez que o tecido por metro custa menos do que o tecido que já foi cortado e cosido. É fácil encontrar tecido ao metro em grande largura, o que lhe permite dar vida a grandes projectos. O linho vendido ao metro vem em muitas cores: macio, tons naturais tais como tijolo, lilás ou verde azeitona. É um tecido de excelente qualidade que não empena após a sua primeira lavagem.

O linho natural tem também muitas propriedades que o conquistarão rapidamente: é termorregulador e pode usar roupa de linho tanto no Verão como no Inverno, pois o tecido isolará a sua pele tanto do frio como do calor. O linho é também ecológico e hipoalergénico. É um material muito leve e arejado, pelo que rapidamente afasta a humidade da transpiração do seu corpo. Tornar-se-á mais suave e mais agradável ao toque, quanto mais vezes for limpa. Pode ser lavado à máquina a 40°C sem utilizar qualquer agente branqueador. Evitar misturar linho com artigos de poliéster na máquina. Estes últimos formarão depósitos leves que poderão ficar presos nas fibras de linho.

Para a secagem, prefira a secagem ao ar-livre, mesmo que o linho possa ser seco na máquina de secar roupa sem  se deteriorar. Cuidado, nunca torça, com medo de quebrar as fibras. Lembre-se também que é um material que vinca muito facilmente e por isso precisa de ser engomado após cada lavagem. Aproveite a qualidade do linho ao metro para criar uma nova decoração para a sua sala: cortinas, capas de almofada, estofos para as suas poltronas e para o seu sofá.

Que peças de vestuário devem ser feitas de linho e como devem ser cosidas?

O linho é particularmente fácil de coser, pois é um tecido que não tem uma direcção. Não tem de se preocupar com os lados certos ou errados! Quer faça a sua roupa à mão ou à máquina, o linho é fácil de manusear. Pode usar tanto fio de algodão como de poliéster: use pontos de 2,5 mm a 3 mm de comprimento para um resultado visual óptimo! Para os toques finais, utilizar costuras inglesas. Também pode facilmente casear, adicionar fechos de pressão ou fechos de correr. Optar pelo linho ao metro na cor que desejar permitir-lhe-á fazer roupas para o uso diário ou para noites formais, de acordo com o seu gosto. O linho é de facto um material muito versátil que pode ser usado para uso diário, bem como para eventos importantes. Tudo depende daquilo com que se combina.

Quer se trate de um par de calças, uma túnica ou um casaco de linho, sentir-se-á sempre muito confortável. Também se pode usar linho para criar acessórios domésticos. Melhore o seu espaço de vida com cortinas longas e arejadas feitas de fibras naturais de linho.