Porquê escolher cortinas de linho com blackout?

O linho tem vindo a regressar nos últimos anos. É verdade que este material natural é ideal para todos aqueles que estão à procura de "produtos verdes". O linho tem muitas vantagens e muito poucas desvantagens. Pode ser usado para vestuário, lençóis ou cortinas e tem muitas utilizações, tais como cortinas de blackout.

Linho, um material nobre

O linho era muito popular até ao século XIX. É verdade que o material estava muito presente na Europa nessa altura. Com o advento do algodão, o linho tornou-se escasso e o material tornou-se nobre.

No entanto, oferece muitas vantagens sobre o algodão, que têm atraído novos utilizadores. Acima de tudo, o linho é um material muito forte. Esta qualidade torna-a uma opção preferida para uso diário. As folhas de linho podem ser utilizadas durante muito tempo. Esta robustez deve-se ao grande tamanho das suas fibras, que têm vários centímetros de comprimento, enquanto que o algodão tem fibras que são menores do que um centímetro.

O linho é uma fibra amiga do ambiente por excelência e é cultivado de forma pouco exigente. A planta cresce em pouco mais de três meses sem precisar de muita água ou insecticida. É muito resistente a insectos e vários microrganismos. No entanto, é muito frágil face aos riscos climáticos (vento) e não pode crescer em todo o lado.

É um material muito fácil de trabalhar, o que torna possível obter todo o tipo de efeitos (linho enrrugado, por exemplo).

O linho é também um material termorregulador, absorvente e anti-alérgico.

Porquê optar por cortinas blackout?

Existem obviamente vários tipos de cortinas para adornar as suas janelas. Desde a cortina simples até à cortina dupla, o linho pode ser utilizado para cada categoria.

Contudo, a cortina blackout tem a característica de proporcionar a melhor protecção possível contra a luz exterior, mas também contra temperaturas elevadas (actua como um ecrã térmico para fazer descer temperaturas elevadas ou frio). É também uma excelente forma de proteger a sua privacidade no caso de ser demasiado importante para si. É obviamente uma boa escolha para ter noites escuras num quarto.

A cortina de blackout também pode ser uma importante protecção contra o ruído. Estas cortinas à prova de som são uma óptima escolha para aqueles que vivem na cidade.

Finalmente, a elegância e o requinte da cortina de linho, quer seja blackout ou não, é também uma das razões para escolher estes modelos, que são perfeitos para trazer estilo a uma sala.

Cortina blackout e linho, uma boa combinação?

O linho é um material que pode ser utilizado para fazer cortinas blackout. Há muitos modelos disponíveis hoje em dia. Mas antes de decidir, pode ser útil fazer a escolha certa de acordo com as suas necessidades.

O linho é um material ideal para a criação de cortinas de qualquer tipo. Como já mencionámos, as suas qualidades (termorregulador, antialérgico e antibacteriano) fazem dele um grande aliado para se proteger em segurança.

A cortina de linho foi inicialmente reservada para cortinas, mas desde então foi modernizada para se tornar cortina dupla, bem como cortinas blackout. Também aqui, as suas qualidades isolantes fizeram dele um importante aliado. Depois os desenhadores continuaram o seu trabalho e hoje em dia, é possível encontrar não só modelos simples, mas também cortinas blackout em linho lavado que oferecem um estilo chique mais boémio.

Qualquer que seja o desejo, é agora possível encontrar a cortina de linho de sua escolha.

Uma colecção completa

Consoante o estilo do seu interior, encontrará facilmente a cortina de linho perfeita para o blackout. Ver a nossa colecção de cortinas de linho blackout para decorar os seus quartos com elegância.

Antes de mais, é preciso escolher as dimensões certas para um efeito ideal. A largura e a altura da cortina devem ser perfeitamente adaptadas às suas janelas. Mesmo que a ondulação de uma cortina dupla ou de uma cortina de blackout seja menos importante do que para uma cortina simples (não é puxada durante todo o dia), o facto de ocupar toda a superfície é essencial para que proporcione a melhor protecção à noite. Deve, portanto, escolher uma cortina que seja pelo menos uma vez e meia tão larga como a sua janela. Isto dar-lhe-á um belo efeito visual, mas também uma protecção óptima. Se quiser um efeito ainda mais acolhedor, uma cortina com o dobro da largura da sua janela é perfeita.

Quanto à altura, tem uma escolha. Uma altura ajustada (a cortina para a um centímetro do chão) é menos recomendada para uma cortina de blackout, uma vez que o frio ou a luz podem passar através desta abertura. A protecção não serátão boa. É portanto melhor optar por um modelo com que toque o chão. Isto dar-lhe-á um ecrã mais completo e um efeito mais elegante e decorativo.

Quais as cores das cortinas de linho que devo escolher?

Agora é tempo de escolher o modelo ideal que irá melhorar o seu quarto. Oferecemos-lhe uma gama de 16 cores à sua escolha.

É importante que a cor que escolhe esteja em harmonia com o estilo decorativo do seu quarto. A fim de evitar uma falta de gosto, é melhor combinar as suas cortinas com as paredes que as rodeiam.

Se quiser ampliar visualmente o espaço, escolha uma cor clara. Por exemplo, uma cortina de blackout de linho natural (ou bege) pode ser facilmente integrada num espaço, seja ele moderno ou mais clássico. O branco óptico ou marfim também pode ser muito adequado, mas suja-se mais depressa.

O azul-noite é uma cor muito adequada para um quarto de dormir. Tenha cuidado, porém, pois pode tornar a sala um pouco mais estreita devido ao seu tom algo escuro.

Se o seu quarto tiver um tecto baixo, escolha uma cortina com listras verticais. Para maior elegância, opte por riscas finas, quer em tom sobre tom, particularmente elegantes e discretas, quer com riscas mais originais e contrastantes. Contudo, evite riscas demasiado largas, que podem ser muito deselegantes numa sala pequena. Se, por outro lado, o seu quarto tiver um tecto muito alto e quiser reduzir um pouco a verticalidade, devem ser escolhidas listras horizontais.

Para uma atmosfera Zen, as cores naturais são ideais.

Já optou por uma atmosfera monocromática? Porque não compensar a sua decoração com uma cortina contrastante? Uma sala branca pode ser realçada por uma bela e vibrante mostarda amarela ou um bordeaux muito refinado. Se não tiver a certeza, pode encomendar as nossas Amostras de linho. Desta forma não cometerá nenhum erro.

As cores quentes (tijolo, coral ou rosa velho) são ideais para criar uma atmosfera mais íntima.

Quando se trata da escolha do revestimento de blackout, não se pode escolher qualquer cor, a cor única, não padronizada e altamente recomendada é o branco. Este forro é feito de um material de poliéster tecnicamente tecido que proporciona uma excelente filtragem da radiação e é um óptimo reflector de calor em dias quentes.