Porquê escolher um lençol-capa de linho?

Entre a vasta gama de lençóis de linho disponíveis, os lençóis de linho oferecem muitas vantagens. Não é coincidência que os lençóis de linho estejam actualmente a desfrutar de um renascimento.

O que é linho?

O lençol-capa de linho conquistaram muitos quartos e camas. Mas porquê? Antes de mais, é importante saber mais sobre este material para compreender melhor as razões desta escolha.

O linho é um material natural que é considerado amigo do ambiente. É uma planta delicada que pode ser reconhecida pela sua bonita flor azul. Esta planta é cultivada principalmente em zonas costeiras temperadas. Por exemplo, os campos de linho podem ser encontrados no norte de França.

A fibra vegetal é utilizada na indústria têxtil.

O linho é considerado como um material amigo do ambiente principalmente porque requer pouca água (ao contrário do algodão) para crescer. A planta não necessita de irrigação, não é muito intensiva em água e quase não necessita de pesticidas para crescer. É também uma planta que ajuda a destruir o CO2, pois pode reter cerca de 3,7 toneladas deste gás por ano. O fabrico de tecidos de linho (fiação, tecelagem, confecção) requer pouca energia.

É de notar também que a França é o principal produtor mundial de linho.

O linho ainda é um material pouco utilizado, uma vez que é frequentemente considerado elitista, ao contrário do algodão. No entanto, oferece muitas vantagens aos seus utilizadores.

Porquê escolher lençóis de linho?

É um material particularmente leve e resistente. Tem também uma elevada capacidade de absorção. Esta é uma vantagem considerável no Verão, quando se transpira. A chapa colocada absorverá até 20% da humidade e mantê-lo-á seco. O linho também oferece uma excelente ventilação.

É um material temperado que pode obviamente ser utilizado durante todo o ano. O linho tem uma propriedade termorreguladora. Permanece agradável no Verão, como acabámos de ver, e no Inverno, oferecendo uma temperatura que não é nem demasiado quente nem demasiado fria. O material é perfeito para aqueles que gostam de dormir em lençóis frios no Verão e lençóis quentes no Inverno. Esta propriedade termorreguladora pode também ter um efeito benéfico sobre o sono, para além do conforto. Quando dorme, a temperatura do seu corpo pode variar significativamente dependendo da fase do sono. Como o tecido regula a temperatura, este problema será significativamente reduzido. Dorme melhor porque acorda menos (para se descobrir ou para se cobrir).

Além deste conforto, a roupa de cama é também recomendada para pessoas com alergias. Tem propriedades anti-alérgicas e anti-bacterianas. É portanto ideal para pessoas sensíveis, mas também para pessoas com problemas de pele sensível ou dermatológicos.

A escolha de uma lençol de linho pode, portanto, ser uma excelente ideia. No entanto, existem duas pequenas desvantagens. Em primeiro lugar, o preço. O linho é um material natural de alta qualidade, por isso é um pouco mais caro do que os seus equivalentes. Mas a sua grande resistência faz dele um tecido que dura ao longo do tempo. Outro pequeno problema é que o linho natural pode causar um pouco de comichão na pele sensível (ou na pele das crianças). Se este for o seu caso, não se preocupe, ainda pode escolher lençóis de linho. Após várias lavagens, o material será macio. Também se pode comprar roupa lavada, para não ter de esperar que o material amoleça. O lençol de linho lavado é ideal para crianças pequenas, especialmente porque pode ser lavado a altas temperaturas (o linho natural pode ser lavado a 40°, o linho lavado pode ser lavado a 60° sem qualquer problema). Também é desnecessário passar a ferro o linho lavado.

Escolher o tamanho certo para o seu lençol-capa de linho?

Qualquer que seja o material que escolha para o seu lençol-capa, é importante escolher o tamanho certo. O tamanho de um lençol-capa desempenha um papel muito importante. Se for demasiado pequeno, não poderá colocar o lençol no seu colchão. Se for demasiado grande, o lençol-capa enrugar-se-á e cairá, o que é particularmente desagradável quando se dorme.

Terá de medir o seu colchão para ver se deve utilizar um lançol-capa de linho 140x200, um lençol-capa de linho 160x200 ou um lençol-capa de tamanho completamente diferente. A Linenshed fabrica todos os seus produtos por encomenda, para que possa encomendar o seu lençol-capa a partir de uma vasta gama de tamanhos padrão que estão sempre disponíveis na loja, mas também feito à medida para utilizações tão diversas como uma cama triangular para um beliche de barco ou com uma junta central para uma cama eléctrica. Mas isso não é tudo. A altura da aba é também muito importante para uma escolha perfeita. A fórmula para evitar erros é simples. Meça a altura do seu colchão e acrescente 8 cm. Para um colchão de 27 cm de altura, terá de comprar um lençol de linho 160x200 com uma aba de 35 cm. Não se esqueça de acrescentar a espessura de um sobre-colchão se tiver um.

Tamanhos de colchões na Europa

Tamanho da cama Dimensões do colchão
Cama de solteiro Bebé 58 x 118 cm
70 x 190 cm
80 x 190 cm
80 x 200 cm
90 x 190 cm
90 x 200 cm
Cama de casal 120 x 200 cm
140 x 190 cm
140 x 200 cm
Cama King Size 150 x 190 cm
160 x 200 cm
Cama Super King 180 x 200 cm
200 x 200 cm