Qual é a melhor maneira de prender a sua cortina de linho?

O linho é uma fibra 100% natural, intemporal e conhecida pelas suas propriedades anti-alérgicas e termorreguladoras. É um tecido nobre e ideal para os seus projectos de decoração de interiores. As cortinas de linho decoram graciosamente todos os tipos de interiores com o seu estilo quente e leve. Não há nada menos estético do que ter cortinas demasiado curtas ou demasiado compridas. Para evitar qualquer erro, peça uma cortina feita à medida para escolher o modelo que deseja no tamanho certo: cortina de linho básica, cortina com folhos, cortina com forro de algodão, simples ou blackout. Há algo para cada gosto e cada desejo. Do estilo clássico ao mais original, com cores lisas ou bicolores, as suas cortinas de 100% linho puro lavado, irão combinar perfeitamente com a sua decoração.

Como escolher o tamanho certo de uma cortina de linho?

Para obter uma cortina de tamanho adaptado às suas necessidades, primeiro meça o comprimento do varão. Quanto mais longe a haste se estender da janela, mais fácil será a sua abertura. Se o1 varão for colocado entre duas paredes, a distância entre as paredes deve ser idealmente de 20 a 30 cm de cada lado da janela. A largura das cortinas deve ser de 1,5 a 2,0 vezes o comprimento do varão e até 2,5 vezes o comprimento da vara se for um tecido leve ou cortina pura.

Quanto mais alta estiver a cortina, mais visivel de torna o franzido isto no caso de ter uma fita de franzir, ou mais com mais ondulação se escolher ilhoses metálicos. Para evitar obstruir a abertura da janela, o varão  deve ser colocado 5 cm acima da janela. Optar por deixar a cortina a 1 cm do chão para um aspecto limpo e prático. Para um aspecto mais moderno e original, escolha uma cortina com 3/5 cm extra.

Que sistema de fixação devo escolher para uma cortina de linho?

Antes de encomendar as suas cortinas, certifique-se de que são compatíveis com os diferentes varões em cada divisão da sua casa. Aqui está o método de pendurar com diferentes estilos de cortinas para cada varão:

A Cortina com Fita de Franzir

Refinada e sofisticada, a cortina de fita de franzir é adequada para calhas de correr em que são colocados ganchos a cada 8-10 cm (não fornecidos com a cortina). Pode ser utilizado para criar dobras a pedido do cliente para que a cortina possa ser recolhida a metade do varão para 1 ou 2 cortinas. A pedido do cliente, podemos colocar a fita de franzir 1 a 2 cm abaixo da borda superior para esconder completamente a calha de fixação.

A cortina com ilhoses

Contemporâneo e elegante, o acabamento desta cortina dá uma ondulação larga e uniforme, bem como um acabamento pesado no chão. A cabeça da cortina é montada com anéis metálicos que deslizam naturalmente sobre o varão. A cortina com ilhoses de 40mm de diâmetro interior é prática e fácil de instalar, pois está pronta a ser instalada quando comprada.

A cortina com presilhas escondidas

Perfeita para uma decoração moderna e pronta a instalar, a cortina com presilhas, composta apenas de tecido, pode ser de dois tons ou de dois materiais. O diâmetro do varão deve corresponder perfeitamente ao tamanho das presilhas. Estes podem ser utilizados em varas com até 40 mm de diâmetro. No entanto, como o deslizamento é apenas em tecido, é menos fácil do que quando se usam ilhoses ou fita de franzir.

Cortina com laços

Devido ao seu aspecto decorativo, a cortina com laços pode ser usada como cortina de porta ou para separar duas salas. No entanto, não desliza tão bem como outros tipos de fechos e o cliente tem de atar ele próprio os nós. No entanto, é ideal para uma cortina que não precisa de ser aberta ou fechada frequentemente.