Que cortinas devo escolher para a minha sala de estar?

Está a mudar de casa ou a refazer a sua sala de estar? Agora é o momento perfeito para comprar novas cortinas! Mas como é que os escolhe? Dimensões, material, cor e padrão, todos os nossos conselhos para escolher as cortinas da sua sala de estar.

Cortinas, uma peça chave do seu interior

As cortinas têm uma função prática, mas também uma função decorativa. Uma sala sem cortinas ressoa, priva os seus ocupantes de privacidade e pode impedir certas actividades, tais como ver televisão ou simplesmente comer sem desconforto, se a exposição ao sol for demasiado grande. As janelas "nuas" são também pouco atraentes e dão à sala uma atmosfera muito fria. Nada é mais desagradável do que não ter cortinas! Mudar de casa ou mudar o seu design interior é a oportunidade perfeita para investir em novas cortinas. Mas como é que os escolhe?

3 coisas essenciais a ter em mente quando quiser mudar as suas cortinas

1) Calcule o tamanho ideal das cortinas para as suas janelas

Não há nada menos atraente do que cortinas que são demasiado curtas. Ou, por outro lado, cortinas que são demasiado compridas, tanto em termos de manutenção como de aparência.

2) Saiba quão opaco quer que as suas cortinas sejam

Cortinas para uma sala de estar como a sala de estar não requerem tanta opacidade como um quarto de dormir. Precisam de proporcionar uma certa leveza ao quarto, enquanto ainda oferecem o conforto de que precisa para se sentir em casa. Neste sentido, o linho é perfeito para a sala de estar. Não demasiado espesso para manter a luz dentro durante todo o dia, mas não demasiado transparente. Além disso, este tecido dá um cachet único à sala de estar.

3) Combinar as cortinas com o estilo da sala de estar

As cortinas não são apenas funcionais. São um elemento decorativo por direito próprio. A sua cor, material e padrão devem corresponder ao seu mobiliário e paredes. Como se pode evitar o mau gosto e o cansaço? Compre cortinas de cor lisa! Evitará arrepender-se e perder grandes elementos de decoração por medo de tornar a sua sala demasiado ocupada. As nossas ideias para cortinas lisas mas decorativas:

  • Cortinas coloridas
  • Laços ou folhos para dar um toque original
  • Um bordado para quebrar a monotonia
  • Linho para dar um toque chique à sala

Finalmente, não se esqueça de optar pela qualidade. Investir em cortinas de alta qualidade acabará por lhe poupar dinheiro e permitir-lhe-á desfrutar de um design interior luxuoso.

Descubra as nossas cortinas de linho de luxo. básicas ou com folhos, trarão muito charme à sua sala de estar.