O que é o Slow Design?

Num mundo onde o crescimento parece infinito, onde a inovação é uma ocorrência diária e onde consumir cada vez mais é um dogma, torna-se cada vez mais urgente fazer uma pausa. Quer seja uma moda ocidental ou tomada de consciência ecológica, muitas pessoas hoje em dia querem abrandar o ritmo a fim de reorientar e redefinir o que é essencial. Movimentos alternativos como "desperdício zero", "faça você mesmo" ou "low-tech" estão a desenvolver-se, mas o "slow-design" é o menos conhecido destes movimentos. Em termos concretos, trata-se também de consumir menos, mas melhor, sendo a especificidade a aplicação deste princípio ao nosso interior: decoração, mobiliário, equipamento... até mesmo roupa de casa! E, neste campo, um dos tecidos mais nobres é frequentemente honrado, tanto pela sua durabilidade como pelas suas muitas virtudes: o linho.

Linho: produção responsável

consumo responsável significa interessar-se pelas diferentes fases da vida de um produto, neste caso um tecido, desde a sua produção até à sua utilização. E, a este respeito, o linho tem mais do que um truque na manga! Sabia que a França é o maior produtor mundial de linho? É isso mesmo! Em termos de rastreabilidade, é difícil de superar isso. Embora a maioria das fábricas de fiação estejam agora localizadas noutros países europeus, é a nossa amada Normandia que é a rainha da produção inicial. Mas isso não é tudo! O linho é também uma cultura ecológica graças às suas baixas necessidades hídricas e químicas: o clima chuvoso das regiões produtoras é suficiente para o cultivar, e a sua resistência natural a insectos e parasitas permite-lhe defender-se sem a necessidade de pesticidas. Trata-se portanto de uma fibra natural, inteiramente biodegradável, e as várias fases de transformação - tingimento, penteação, tecelagem - são realizadas mecanicamente, sem quaisquer entradas químicas. A cereja no bolo é que o linho é também uma cultura de desperdício zero, uma vez que todos os seus componentes são utilizados, seja como alimento com as sementes, como tecido com as fibras, ou como isolamento térmico, fabrico de papel ou óleo de tratamento de madeira...

As muitas vantagens da utilização de linho

Para além do seu fabrico, este nobre tecido, o linho, tem a particularidade de possuir numerosas virtudes através do seu uso diário. Em primeiro lugar, o seu efeito termorregulador é um dos mais eficazes: garante o frio no Verão e retém o calor no Inverno, uma alternativa vegan à lã de ovelha, mas igualmente eficaz. A sua capacidade de absorver humidade, a flexibilidade das suas fibras e as suas propriedades hipoalergénicas e antibacterianas fazem dele um tecido ideal para vestuário, mas também para roupa de casa: acabaram-se os lençóis de algodão cheios de ácaros e vestígios de humidade, a roupa de cama de linho será muito mais confortável! Por último, mas não menos importante, a resistência do linho ao tempo e à lavagem é uma grande vantagem. A estrutura das fibras de linho confere-lhes uma força inigualável, garantindo que durarão anos sem cotão ou deformação. Melhor ainda, a aparência rugosa de um tecido de linho novo em folha vai mesmo amolecer com o tempo à medida que é lavado! Não tenha medo de lavar e lavar de novo as suas toalhas de mesa de linho tanto quanto quiser, a vida das suas toalhas de mesa de linho será muito mais longa. Como terá compreendido, para aderir aos princípios de desenho lento e reduzir o impacto da sua casa no ambiente, não há nada como escolher fibras naturais e produzidas de forma responsável como o linho. Para além de lhe dar o benefício das suas muitas virtudes, durará muito tempo, evitando assim renovações desnecessárias e consumidoras de recursos.