Manchas de vinho na toalha de linho: o que fazer?

O verão está a chegar ao fim e nós da Linenshed esperamos que tenha aproveitado estes momentos de descanso, mas também de convívio entre família e amigos à volta de um churrasco, de longos jantares para rir ou pôr o mundo em ordem. Talvez esses momentos tenham ocorrido até em torno de uma toalha de mesa de linho, que teve alguns contratempos. Linenshed orienta você a encontrar uma solução para essas pequenas manchas de vinho, para permitir que você reutilize sua toalha de mesa imaculada para as próximas refeições em família.

Que reflexo adotar para limpar essa tarefa?

Boas refeições costumam ser acompanhadas de vinho, e não é incomum que a atmosfera geral seja estranha. Um copo derramado, algumas gotas escapando da garrafa: Acidentes acontecem!

Não entrar em pânico! Vários métodos estão disponíveis para você. O mais eficaz é mergulhar o tecido diretamente em água fria. Quanto mais fresca a mancha, mais fácil será o tratamento. Este método aplica-se facilmente aos guardanapos de linho mas muito pouco à toalha de mesa, para não interromper o evento.

Portanto, é aconselhável primeiro absorver a mancha rapidamente, com papel absorvente, microfibra ou toalha. Em seguida, enxugue a mancha diretamente com um pano úmido. Você também pode aplicar água com gás. A aplicação diluirá a mancha de vinho e evitará que ela se instale no coração do tecido.

Cuidado também com a velha crença de aplicar sal grosso diretamente na mancha. Este método não funcionará. Como o sal grosso não tem capacidade de absorção, a mancha continuará a ficar incrustada no coração da fibra natural e será mais difícil de remover depois.

Assim que sua refeição terminar, você pode continuar tratando completamente a mancha em sua toalha de mesa de linho. Como? Um método muito simples está disponível para você.

A primeira solução: vinagre branco! Elemento essencial da casa, o vinagre branco tem eficácia comprovada também na lavagem de roupas (e tecidos em geral) Solução ecológica e econômica, sua ação será mais uma vez demonstrada no tratamento de manchas de vinho. Aqui está o método a seguir:

  • Com um pano, ou diretamente, impregnar o local da mancha com vinagre branco
  • Deixe o vinagre branco agir por 1 hora
  • Enxague e coloque direto na máquina de lavar


Encontre sua toalha de mesa impecável assim que secar, pronta para suas próximas festas. O vinagre branco terá agido diretamente sobre a mancha respeitando a beleza da sua toalha de mesa de linho. Este método aplica-se a nódoas de vinho tinto, mas também a nódoas de vinho branco, que serão muito menos difíceis de remover.

A mancha de vinho é mais antiga, o que fazer?

As manchas de vinho podem ser teimosas e o primeiro método não funcionou. Não se preocupe, existem dois outros métodos para manchas mais difíceis. Dois métodos muito simples, com outros dois ingredientes estrela da casa.

O primeiro é o bicarbonato de sódio. Um produto ecológico e muito econômico, é útil para o lar, mas também para cozinhar e cuidar do jardim. Ele é encontrado com muita facilidade em supermercados e será perfeito para te ajudar a tirar essa mancha desagradável.

Aqui está o método:

  • Uma boa colher de bicarbonato de sódio que você mistura com o suco de um limão (sua ação ácida também vai clarear a mancha)
  • Impregnar a tarefa diretamente com esta mistura, que você deixa agir como no primeiro método por uma hora.
  • Enxágue e vá direto para a máquina de lavar
  • Seque sua toalha de mesa ou guardanapo.

A mancha terá desaparecido e passará a ter uma toalha de mesa imaculada.

Quanto ao segundo método para manchas de vinho persistentes, o ingrediente é Savon de Marseille. À base de refrigerante, também é uma base muito boa para tratar sua tarefa muito ecológica e econômica. O sabonete Marselha respeitará perfeitamente a fibra natural da sua toalha de mesa ou guardanapos de linho, atuando diretamente no centro de sua tarefa.

Aqui está o método:

  • Ensaboe a mancha diretamente com seu Sabão de Marselha. Você também pode acoplar adicionando um pouco de limão para as propriedades mencionadas acima. Embeba completamente a mancha com a mistura de sabão para obter os melhores resultados.
  • Deixe por 1 hora
  • Enxague
  • Lavar à máquina e deixar secar.


Todos esses métodos permitirão que você encontre sua toalha de mesa ou guardanapos perfeitos, respeitando a fibra natural do linho. É possível que a mancha teimosa resista a esses métodos e, nesse caso, não hesite em procurar um profissional para o uso de um tira-manchas químico mais agressivo sem danificar a roupa de mesa. Não hesite em testar primeiro!