Tendência 2020: scandicraft

O escandinavo ainda está muito em voga e está agora a melhorar os interiores, incorporando mais padrões e materiais naturais. A sua pura inspiração é enriquecida por plantas verdes, vime e tecidos feitos de fibras naturais como o linho. Perfeitamente ético e eco-responsável, o estilo scandicraft dá rédea solta à fantasia. Móveis, objectos decorativos ou mesmo tecidos para mobiliário, deixe-se seduzir por esta inspiração autêntica e natural que trará um toque de verdura e frescura ao seu interior.

O lugar do linho no estilo Scandicraft

Com a sua origem inteiramente natural, o linho é o tecido perfeito para completar a sua decoração Scandicraft. Pode-se comprar tecido ao metro para fazer cortinas de linho e colchas de linho da mesma cor ou de uma cor diferente. Porque não considerar também fazer uma cobertura para o seu sofá ou simplesmente um lançamento de linho? Tirar partido das variações de cor do linho, que pode ser mais claro ou mais escuro, ou impresso, para coser almofadas que darão um toque de cor à sala. Ao comprar por metro, irá beneficiar de uma grande largura de linho, o que lhe permitirá fazer os seus têxteis de uma só vez, sem costuras que possam estragar a vista geral.

O termo que melhor poderia definir a tendência Scandicraft é a autenticidade. E é um termo que encaixa perfeitamente no linho, uma vez que este tecido leve e arejado é 100% fabricado em França. A França é o maior produtor mundial de linho. Este tecido hipoalergénico é obtido por maceração das fibras de linho. As fibras são então moídas e penteadas para produzir o tecido de cor cinzenta.

Também pode usar linho na sua roupa de cozinha: uma bela toalha de mesa de cor natural e guardanapos na mesma tonalidade irá criar uma atmosfera relaxante durante as refeições em família. Cuidado, este é um material que se vinca muito facilmente. Deve portanto passar bem a sua toalha de mesa antes de cada utilização para remover quaisquer vincos. Para limpar os seus têxteis de linho, sejam toalhas de mesa, toalhas, cortinas ou almofadas e coberturas de sofá, coloque-os na máquina de lavar roupa num programa de 40°C. Não use qualquer lixívia que os possa tornar amarelos! Pode então secá-los ao ar livre, mas não à luz directa do sol, ou utilizar a máquina de secar roupa. Tenha cuidado para nunca arrancar os seus tecidos de linho, pois irá partir as fibras.

Algumas ideias para a sua própria casa Scandicraft

Personalize a sua casa, optando pelo estilo scandicraft. Pode personalizar a sua casa com artigos trazidos das suas viagens ao estrangeiro, tais como pinturas feitas à mão, decorações feitas localmente ou têxteis tradicionais. É ideal para manter as coisas feitas em casa e simples! Decore as suas prateleiras com artigos de mesa de madeira, que também pode utilizar. O vime também tem um lugar importante no estilo Scandicraft. Escolher cadeiras com um assento de vime e lâmpadas penduradas a condizer que irão difundir uma luz suave e natural na sala.

Na sala de estar, pode usar um tronco de árvore como mesa de café. Scandicraft valorizou o vime e moderniza-o, associando-o a móveis escandinavos: como uma frente de gaveta ou um pequeno cesto, este tipo de tecelagem, cuja cor é próxima da do linho, joga sobre a luminosidade. Um topete para decorar o chão, alguns cestos de diferentes tamanhos para servir tanto de armazenamento como de decoração, pampas (erva decorativa) para uma leveza ainda maior... o artesanato escandinavo abre muitos horizontes em termos de decoração, mas sempre voltado para o autêntico e natural.