Tendência decorativa: Estilo Shabby Chic

O que é Shabby Chic? O nosso conselho para adotá-lo em sua casa

Você sonha em refazer seu interior de maneira romântica e adora antiguidades e desenterrar móveis antigos e outros tesouros do passado? Se você gosta do estilo clean, branco, com cores claras. O estilo Shabby chic é feito para você! Convidamos você a descobrir o que é exatamente Shabby chic. Vamos ver juntos esses elementos essenciais e como adotá-los em sua decoração de interiores.

O que é Shabby Chic?

Shabby chic é uma tendência de design de interiores que remonta à década de 1980. Pode ser traduzido como “chique gasto” ou “chique danificado”. Foi popularizado por Rachel Ashwell, uma inglesa que usou a expressão pela primeira vez na revista Word of Interiors. Ela desenvolveu fortemente esse estilo da Califórnia. A ideia é fazer algo novo com algo antigo, dar personalidade a um cômodo. O resultado é uma atmosfera calorosa e romântica onde florescem as memórias do passado. Adotamos um estilo quase retrô. Daremos muito charme ao seu interior com móveis encontrados nos mercados de pulgas. Trata-se então de dar-lhes um facelift e um pouco de modernidade, restaurando-os com tinta. E lá vamos nós para uma nova vida!

Os elementos essenciais da decoração Shabby chic

Você entendeu, com Shabby chic, estamos nos referindo ao antigo com móveis vintage, em madeira patinada, a base dessa tendência. A luz também é muito importante. Os quartos devem, de fato, ser muito claros. No que diz respeito às cores, o branco é o preferido, que está associado a cores suaves e pastel. Apostamos num espírito global natural com materiais como a madeira e o linho, o tecido ideal para este estilo elegante e boémio. Adoramos os padrões florais em um xadrez, almofadas ou poltronas. Eles darão uma atmosfera muito romântica e charmosa. As flores também são convidadas nas paredes: coloque papel de parede floral em uma seção da parede (mas não mais). Você tem um belo vaso de porcelana da sua avó? Destaque-o com lindas flores! A renda também está no jogo, traga os guardanapos de renda da sua avó. Você também pode contornar os objetos colocando flores em um bule ou em uma velha panela de lata.

Como adotar o Shabby chic na decoração de interiores?

Ainda na moda hoje e um verdadeiro fenômeno da moda entre nossos amigos anglo-saxões, o estilo Shabby chic é muito popular porque é bastante simples de adotar e para todos os orçamentos. Dê uma olhada no seu sótão ou no de sua família: você certamente desenterrará velhos tesouros. Depois de um pouco de limpeza e um pouco de lixamento, eles se encaixarão perfeitamente na sua sala ou quarto. Você pode trabalhar a tinta com uma lixa ou criar falhas que darão a elas todo o interesse. Do lado dos acessórios, para aperfeiçoar a decoração, aposte em velas, gaiolas antigas, o auge do romance, louças refinadas, porta-retratos bonitos e porque não relógios antigos. Adicione suas bugigangas antigas aqui e ali para obter ainda mais prestígio. Para os seus tecidos, escolha o linho natural da casa, como o linho, que combina perfeitamente com o ambiente romântico: lindas cortinas de linho lavado, fronhas de babados e porque não uma colcha de linho franzida. Agora você tem todas as chaves em mãos para adotar o Shabby chic em sua decoração de interiores. Cuidado com a derrapagem! Busque o equilíbrio e a harmonia entre o antigo e o moderno para não cair no kitsch.