Tendência DIY : nos bordados

Quem diria que os bordados, saídos do tempo das nossas avós, voltariam aos nossos armários? No entanto, e o caso deste ano! E mais do que moda, voltou em força como passatempo, dando lugar de destaque ao Faça Você Mesmo (DIY) e à personalização. Então, não espere mais!

 

Bordado feito em 2021: DIY em destaque

Se esta tendência se impões até a nível internacional, é principalmente porque até as estrelas a seguem. De fato, o bordado em 2021 é acima de tudo uma habilidade manual. Além disso, quando você faz um bordado, quer mostrá-lo, exibi-lo como uma obra de arte, o que explica por que as fotos de bordados DIY são muitas em redes como o Instagram. Cada um tem seu modelo favorito, do mais simples ao mais complexo. E como além de ser reivindicado por celebridades, agora é muito fácil obter qualquer tecido a metro, o bordado de 2021 torna-se assim um hobby acessível a todos e que todos podem experimentar sem ter que esvaziar a carteira. Sem esquecer que o DIY também se destaca pela sua vertente ecológica: substituímos o consumo de produtos prontos por produtos caseiros para reduzir o nosso impacto no planeta. Dessa forma, além de fazer um gesto para o ambiente, você personaliza seu guarda-roupa.

Personnalisation et authenticité

Porque de facto, todo o interesse em fazer o seu próprio bordado assenta no facto de poder bordar o que quiser! Uma frase, ou apenas uma palavra ou iniciais, um motivo abstrato ou a representação de um objeto, uma planta, um animal, até mesmo um retrato... Cada um é livre para bordar o que quiser para decorar a peça que o inspira. Aliás, não só no vestuário: o bordado também pode estar presente nos nossos interiores através dos nossos elementos decorativos e dos nossos atoalhados! Almofada, capa de edredão, cortinas... Absolutamente todos os tecidos podem ser personalizados para tornar o seu interior verdadeiramente único. E para atender a essa necessidade de autenticidade, optamos por matérias-primas de qualidade. Assim, os têxteis nobres e naturais como o linho ou o cânhamo serão muito apreciados: o bordado em linho só pode realçar a qualidade do tecido, enquanto o próprio linho irá realçar a criação caseira. Mais uma vez, hoje em dia é fácil encontrar todo o tipo de tecidos, e até fibras de muito boa qualidade: porque não bordar um bonito linho lavado para fazer um jogo de cama personalizado, tão original como confortável, mas também durável no tempo e respeitoso da natureza? A combinação perfeita!

A tendência da moda: bordados de origami

Se a personalização está em destaque com os bordados em 2021, ainda há uma tendência recorrente nos modelos mais usados: o origami. Pergunta-se qual a relação entre as duas coisas? O bordado plano, nada tem a ver com os volumes de papel dobrado segundo esta arte japonesa! Na verdade, é mais nas formas que isso acontece. Tal como nas brincadeiras da nossa infância onde ligando os pontos fazia aparecer um desenho, trata-se aqui de reproduzir as formas dos elementos existentes mas de uma forma hiper-simplificada. O desenho final parecerá então uma montagem de formas geométricas simples, lembrando assim esta arte de dobrar e as formas que ela revela. Essas criações manuais para fazer você mesmo são, portanto, acessíveis a todos, sem a necessidade de um nível específico. Então chega de desculpas, todo mundo entra nessa!