Transforme o seu quarto num refúgio de paz

No mundo ultraconectado de hoje, nossos estilos de vida estão se tornando cada vez mais acelerados e fica difícil tirar um tempo para descansar. A qualidade do sono é, portanto, uma questão crucial hoje, que infelizmente falta a muitos de nós. Além disso, é importante aplicar algumas dicas simples, mas essenciais, para se preservar e permitir tempos de recuperação verdadeiramente eficazes. Para isso, trabalhar na disposição e decoração do seu quarto para torná-lo um refúgio de paz é um excelente ponto de partida: espaço organizado, cores suaves, materiais saudáveis ​​e luz suave... nós entregamos para você aqui.

Evite sobrecarregar o seu espaço

Pode parecer óbvio, mas a desordem de uma sala pode afetar o nível de estresse da pessoa que a ocupa. Para dormir tranquilo, certifique-se de que o seu quarto é fácil de arrumar: aposte em pequenos armários de arrumação fechados para evitar tudo o que sobressai ou chama a atenção. Da mesma forma, procure escolher móveis com formas simples e funcionais, de forma a depurar ao máximo o seu layout.

Escolha as chamadas cores sedativas

Para descansar a mente, é melhor evitar cores muito brilhantes: portanto, tomaremos cuidado com grandes áreas planas de cores quentes, como amarelo, laranja ou vermelho nas paredes, e preferiremos tons frios chamados sedativos , que promovem o sono, como azul, roxo ou verde. Para um lado tranquilo e uma decoração neutra e zen, vamos preferir escolher entre tons claros, suaves como os tons pastéis, e suaves, cores estas acrescidas de pigmentos pretos que não refletem a luz.

A importância de materiais saudáveis

Garantir uma boa qualidade de sono significa também manter um quarto saudável, permitindo uma boa higiene geral de vida. E para isso, a qualidade dos materiais utilizados, tanto no mobiliário quanto na decoração, é fundamental. Privilegiaremos, portanto, materiais autênticos sobre os sintéticos, como madeira para móveis e fibras naturais para têxteis: um conjunto de lençóis de linho terá, por exemplo, o efeito mais bonito e conforto incomparável para noites tranquilas.

Iluminação e cobertura de aberturas

Além da roupa de cama, o revestimento das aberturas também é um elemento chave para uma boa noite de sono. Dependendo se você precisa do preto mais completo ou, pelo contrário, manter a luz natural para adormecer, você escolherá entre cortinas grossas opacas e simples transparências brancas. O fornecimento de luz também é importante, dependendo da atmosfera que você deseja dar ao ambiente: geralmente preferimos luzes suaves e pontuais, a luminárias de teto mais potentes e feitas para iluminação funcional.

Parcimônia na decoração

Por fim, sempre visando não sobrecarregar a mente, respeite uma certa parcimônia na decoração. Evite, por exemplo, cobrir cada uma das paredes com cartazes e outras fotos, de forma a focar a atenção nas cores suaves das paredes. Também é recomendável optar por algumas plantas verdes, que têm a vantagem de purificar o ar da sala e trazer uma certa serenidade, semelhante à que se experimenta quando se está em um ambiente natural. Tenha cuidado, no entanto, para fornecer-lhes luz suficiente para que possam se desenvolver adequadamente. Agora você já sabe tudo sobre as dicas que vão permitir que você transforme seu quarto em um verdadeiro refúgio de paz. Por isso, cabe-lhe a si encontrar o ambiente que mais lhe convém e que lhe acalme a mente, para que tenha um sono verdadeiramente reparador!