Cultivo do linho por fases

Como é cultivado o linho? Quanto tempo leva a planta a amadurecer? Que impacto têm as condições climáticas sobre a qualidade da colheita? Do campo ao têxtil, as etapas do cultivo do linho em França.

  1. Semeadura: 100 dias de crescimento

O linho só é cultivado de 6 a 7 anos na mesma terra. Esta rotação assegura um linho saudável e de alta qualidade. É por isso que, antes da sementeira, os resíduos da cultura anterior devem ser recolhidos. Depois, a sementeira pode ter lugar. Isto é feito na Primavera e de preferência nas primeiras duas semanas de Abril para se conseguir um crescimento mais rápido. Note-se que a planta leva apenas 100 dias para atingir a sua altura máxima (até 1m20), o que é muito pouco em comparação com outras culturas. Durante este período, as condições meteorológicas têm um grande impacto na qualidade do linho. Demasiada chuva pode levar ao alojamento (plantas deitadas no chão) e se o linho não se levantar, o resultado da colheita será pobre.

  1. Floração: as poucas horas na vida de uma flor

Um caule de linho tem várias flores. Cada um deles florescerá apenas durante meio dia! Isto é bastante invulgar. A floração tem lugar em meados de Junho e dura cerca de 10 dias. As cores azuis das flores oferecem um espectáculo sumptuoso e efémero.

  1. Colheita

Cerca de um mês após o início da floração, em Julho, a planta está madura e pode ser recolhida. Esta fase requer tempo seco, pois a planta tem de secar antes da maceração. O linho é puxado, não cortado, uma vez que a fibra está presente ao longo de todo o comprimento da planta. Os caules são então colocados no chão. Esta etapa dá aos campos uma aparência particularmente gráfica e uma cor quente e lisa.

  1. Maceração

A última fase do cultivo do linho é a maceração. Este processo natural é a separação das fibras e da casca. A acção da planta em contacto com o solo, exposta ao sol e ao orvalho matinal, permite aos microrganismos separar aas fibras do linho. Embora a maceração ocorra naturalmente, virar o linho resulta em fibras finas e fortes. A qualidade do linho é determinada pela vigilância e acção do produtor de linho.

Finalmente, para tornar a planta utilizável, segue-se a fase de ripagem, que consiste na separação mecânica da madeira do caule e das fibras. A fibra de linho está então pronta para ser penteada e fiada.

Descubra mais sobre este nobre material consultando o nosso artigos sobre linho e particularmente sobre a história do linho e a sua especificidade francesa.

Linenshed, ao optar por um linho de qualidade 100% francês, escolheu um produto de qualidade para a sua roupa de casa e vestuário.