A história do linho: da sua origem à sua cultura francesa

De onde provém o linho? A sua utilização nos têxteis foi sempre documentada? Quando é que a fábrica foi introduzida no Ocidente? Como foi estabelecido o cultivo do linho na Flandres, Bretanha e Picardia? A moda do linho sob o Rei do Sol e o seu declínio no século XIX.

De onde vem o linho?

O linho é a fibra mais antiga do mundo! Os fragmentos encontrados na Geórgia datam de 36.000 a.C. e já atestam a sua utilização como tecido. O linho desenvolveu-se então no Vale do Nilo durante a antiguidade. Os egípcios dominaram o seu cultivo e a planta tornou-se uma parte importante da economia. Os faraós atribuíram-lhe uma ascendência deificante. O linho era utilizado para adorno, mas também no ritual de mumificação.

Introdução do linho no Ocidente

Em 1700 AC, o linho chegou à "Europa" através dos Fenícios. Estes grandes navegadores estabeleceram um verdadeiro comércio da fibra. Produziram linho no Egipto e exportaram-no para a Grécia, Roma, Inglaterra, Espanha, etc. O seu cultivo ocidental foi atestado em 100 AC pelos gauleses: Júlio César descobriu o tecido, usado pelos druidas, e apreciou-o imediatamente pela sua beleza e qualidade.

Uma verdadeira cultura foi estabelecida na Flandres, Bretanha e Picardia

Foi sob o impulso de Carlos Magno, que o ordenou nos seus livros de Direito, que o cultivo do linho criou realmente raízes nas nossas regiões. Já no século XII, cidades como Cambrai e Reims alcançaram uma notável visibilidade e reputação para a tecelagem de linho. De facto, foi um tecelão Cambriano, Baptiste, que inventou um novo processo de tecelagem, oferecendo um tecido de linho muito mais fino. O seu sucesso estava a florescer. A cidade de Bruges foi também a capital mundial do linho durante mais de três séculos.

O Rei Sol e a moda do linho

Luís XIV, grande patrono das artes e amante das novidades, fez do linho uma verdadeira moda. Para além das numerosas tapeçarias de linho que decoravam os seus castelos. O soberano usava linho como camisa e calças. Toda a sua corte estava também vestida de linho. Os termos "linho" e "lingerie" têm origem no reinado do Rei Sol. No século XVIII, o cultivo do linho atingiu o seu auge: mais de 300.000 hectares foram utilizados para o seu cultivo.

O declínio e renascimento do cultivo do linho na Europa

Devido à industrialização do algodão e ao aumento do custo da mão-de-obra, a cultura do linho diminuiu ao longo do século XIX. Apesar dos desenvolvimentos na colheita da planta e no fabrico do tecido, a chegada dos têxteis sintéticos no século XX não travou o declínio do linho.

E a produção actual? O linho ainda é cultivado em França? Em grande escala? E em que região? Ver o nosso artigo sobre Linho, uma cultura 100% francesa? para saber tudo sobre o linho em França.