Linho, uma cultura 100% francesa?

8 em cada 10 europeus não sabem onde é produzido o linho. É exclusivamente francês? Porque é que as culturas estão concentradas nesta área geográfica? A indústria têxtil é o principal sector de desenvolvimento para o linho? Tudo sobre esta fibra que ainda é (demasiado) pouco conhecida.

O maior produtor mundial de linho é a França

Após um declínio durante o século XIX, ver o artigo sobre a história do linho. Após a Segunda Guerra Mundial, o cultivo do linho foi reavivado. Os agricultores flamengos do norte de França relançaram a produção francesa. Actualmente, mais de 80% do linho produzido no mundo provém de culturas europeias. Dos quais 60% provêm de França. Note-se que a maioria dos europeus não tem conhecimento disto! Para mais de metade das pessoas inquiridas num inquérito da Confederação Europeia do Linho e do Cânhamo, o linho é produzido fora da Europa. E um terço dos inquiridos imagina a produção asiática.

Um clima favorável ao cultivo do linho

O linho é a única fibra têxtil vegetal originária do continente! O clima da faixa costeira da Europa Ocidental, que se estende do sul da Normandia até à Holanda, é particularmente favorável ao seu cultivo. Isto explica porque é que a grande maioria da produção mundial tem lugar aqui. A França é o principal actor, seguida da Bélgica e dos Países Baixos. O cultivo do linho requer um clima oceânico ameno com alternância de chuva e sol. O cultivo do linho tem uma pegada ambiental praticamente nula. Não é necessária água externa para irrigação.

O linho é utilizado apenas no sector têxtil?

Os têxteis representam 90% do mercado do linho, divididos entre o vestuário e a roupa de casa, com uma quota de 60% e 30% da produção. E quanto aos restantes 10%?

Para além do sector alimentar, as qualidades do linho são de interesse crescente para a indústria. Pode mesmo tornar-se uma alternativa verde ao petróleo. Vários programas de investigação estão a ser criados para tirar partido das virtudes da planta. No sector aeronáutico, por exemplo, o linho tem sido utilizado pelo exército francês para peças de helicópteros. A sua boa resistência ao fogo torna-o um material particularmente interessante. Mas outros produtos feitos de fibra de linho já se encontram no mercado. Equipamento desportivo como, por exemplo, capacetes de motociclismo ou raquetes de ténis, em que são utilizadas as propriedades de absorção de vibrações do linho.

O mercado para o linho está sempre a crescer e isso é bom! Proporciona a subsistência a mais de 8.000 agricultores em França e contribui para o desenvolvimento sustentável.

Veja mais artigos em linho e descubra as nossas colecções de roupa de cama, cortinas, atoalhadosvestuário e tecido ao metro feitos de linho 100% francês.