O linho na cozinha

Uma fibra natural e ancestral, o linho tornou-se o material decorativo da moda que veste elegantemente todas as divisões da nossa casa. Altamente apreciado pelo seu aspecto tecido que lhe confere um encanto natural próprio, o linho está a tornar-se cada vez mais atractivo para os entusiastas da decoração. Quer seja para embelezar o quarto, sala, casa de banho ou cozinha, o linho tem agora um lugar de eleição nos nossos interiores e combina perfeitamente com mobiliário e acessórios de madeira e de rotim. Além de ser amigo do ambiente, o linho tem muitas outras vantagens que o tornam um tecido essencial para cortinas de linho com laços, toalhas de mesa de linho, aventais e outros acessórios decorativos. Matérias-primas como o linho são muito populares nos casamentos para uma atmosfera rústico-chique que reflecte uma decoração natural e autêntica do campo. Portanto, não espere mais e sucumba ao linho. Não poderá passar sem ele!

Um material com muitas vantagens

O linho é conhecido por ser o tecido mais resistente, e ao contrário do algodão, não se deforma ou descasca mesmo depois de várias lavagens à máquina. Macia e natural, tem propriedades anti-fúngicas e anti-alérgicas que protegem a pele sensível de qualquer irritação ou condição cutânea. Além disso, graças às suas propriedades termorreguladoras, o linho mantém-se fresco no Verão e quente no Inverno. Sob a sua aparência de tecido espesso, o linho tem uma capacidade de absorver quase 20% de água e de secar muito rapidamente! O linho é a escolha perfeita pelo seu carácter único.

Um tecido da moda nos nossos interiores

Para um estilo mais original e uma atmosfera mais quente, estamos a afastar-nos do clássico linho branco para a luminosidade das cores! Com os fabricantes de linho a oferecerem agora cores diferentes, alguns aficionados do design de interiores podem deixar a sua criatividade correr à solta, fazendo os seus próprios artigos decorativos com tecido de linho ao metro: fitas à volta de uma jarra para um toque brilhante, coberturas de cadeiras e pequenas almofadas para assentos de cozinha, cestos de armazenamento de alimentos...

Desde 2018, o linho está disponível numa vasta gama de cores para todos os gostos e todas as divisões da casa. O linho lavado ao metro é particularmente apreciado pela sua suavidade e conforto. Lavado várias vezes antes de ser comercializado, é macio ao toque, mantendo um aspecto natural, ligeiramente ondulado. Comum na sala de jantar com guardanapos e toalhas de mesa, o linho proporciona um toque de elegância muito subtil para alegrar a mesa. É um material que também funciona bem com louça de mesa de cerâmica feita à mão.

Um tecido que é fácil de cuidar

Quando se trata de roupa de linho ou acessórios decorativos, é aconselhável lavá-los na máquina de lavar até 30°C, se forem coloridos. Isto irá limpá-los e remover quaisquer vestígios que possam ter estado presentes quando os produtos foram feitos. Ao lavar, é melhor utilizar um ciclo delicado, combinado com um ciclo de centrifugação curto e não intensivo para evitar que o tecido encolha. Além disso, escolher um detergente suave que seja adequado para têxteis delicados: sem cloro ou detergente. Para nódoas difíceis de remover em toalhas de mesa, siga aqui o guia. Quando se deixa a máquina de lavar, a secagem ao ar (sem exposição ao sol) deixará o tecido com melhor aspecto e menos enrugado. Para uma engomagem rápida e eficaz, humedeça ligeiramente o linho e depois passe-o a ferro com um ferro quente a 200°C. É uma brincadeira de crianças!